Romaria do Senhor do Cruzeiro e das necessidades

O programa da grandiosa Romaria do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, que vai decorrer em Lanheses, Viana do Castelo, desenvolve-se entre o dia 07 de julho e 11 de agosto, sendo que à semelhança da maioria destas manifestações religiosas, e simultaneamente, profanas, os dias 27 (sábado) e 28 (domingo) de julho concentram os atos que melhor identificam a festividade e suscitam maior atratividade dos crentes católicos e do povo em geral.

No elenco das ofertas constantes do programa relevam: uma semana de preparação inicial preenchida maioritariamente com atos de natureza vincadamente religiosa, sem embargo da realização de espetáculos com a participação de ranchos folclóricos, conjunto musical e atuação de um cantor popular depois daqueles terminados, se for o caso.

Na Romaria destacamos a entrada e concertos das duas bandas de música; fogo de artifício; arraial; a despedida das bandas de música; Missa e Sermão em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades; entrada de uma fanfarra; entrada de nova banda de música. Imponente procissão com passagem pelo largo Capitão Gaspar de Castro. Desfile da mordomia e leilão de oferendas e 4.º arraial noturno com banda de garagem.

Falecimentos
Armindo Gonçalves de Castro, natural de Lanheses, radicado em França como emigrante, faleceu vítima de doença na primeira semana do mês de junho. O corpo não foi trasladado para Lanheses.

João Castro e Silva, casado, com 83 anos de idade, empresário, natural de Lanheses, residente no lugar de Casal Maior, faleceu vítima de doença no dia 11 de junho. Ficou sepultado no cemitério da Freguesia.

António Eduardo da Rocha Alves Rodrigues, casado, com 55 anos de idade, natural de Lanheses a residir em Vila do Conde, faleceu vítima de doença, no dia 15 de junho. O corpo não foi trasladado para Lanheses.

Maria Lúcia de Barros Gonçalves Ferreira, solteira, com 89 anos de idade, com residência no lugar da Agra, em Lanheses, faleceu em 23 de junho findo, vítima de doença. Ficou sepultada no cemitério da Freguesia.

Sentidas condolências às famílias.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.