Rui Viana foi (justamente) homenageado

Para o efeito, foi constituída uma Comissão Organizadora, coordenada pelo médico Paulo Passos, que, de forma dinâmica, fez um trabalho que esteve bem à altura da homenagem de que era digno tão ilustre vianense. 

Os trabalhos começaram na recolha de assinaturas com a finalidade de solicitar ao Município a atribuição de Cidadão de Mérito a Rui Viana, que aconteceu na cerimónia de 20 de janeiro, no Teatro Sá de Miranda.
Mais importante foi a homenagem que juntou quase três centenas de amigos do Rui Viana em jantar de convívio, realizado no restaurante Quinta do Carvalho. 

Uma cerimónia suficientemente alargada, mas de cunho acentuadamente intimista. Nela, de forma previamente organizada, falaram sobre o Rui, elementos de várias mesas, de coletividades, e outras entidades de variada ordem em relação às quais, e foram tantas, o homenageado prestou relevantes serviços. A homenagem contou, ainda, com Ricardo Rego, vereador do Desporto, em representação do Município, que também salientou os serviços prestados à comunidade vianense no seu todo.

Tratou-se de uma homenagem, justíssima, conforme salientaram todos os oradores, que o Rui Viana recordará como um momento alto da sua vida, pelo reconhecimento do muito que devotadamente tem trabalhado para as mais diversas causas. Calcula-se a emoção do homenageado, que entendeu este ato apenas como de sentida amizade, construída ao longo do seu envolvimento na vida social da cidade. Nada dado a reconhecimentos, porque o seu lema é trabalhar para servir e ver obra feita, Rui Viana, no entanto, deve ter interiorizado, que tudo aconteceu apenas porque algo do seu labor reverteu a favor das melhores causas.

Várias entidades e grupos de amigos ofereceram-lhe lembranças simbólicas, que perpetuarão o reconhecimento da sua permanente adesão a tudo o que contribui para dar vida a Viana do Castelo e valorizar práticas que enriquecem a vida dos vianenses.

Como não poderia deixar de acontecer, o jantar foi engrandecido com a música do amigo Zeca Barbosa, que canta exemplarmente as canções de Zeca Afonso. Mais uma vez Zeca cantou Zeca, como o Rui tanto gosta. A Aurora do Lima, que se fez representar nesta homenagem, não pode deixar de salientar que Rui Viana também escreve regularmente sobre as mais diversas questões para este jornal. Um grande abraço, Rui.  

                                  P. J.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.