Seis candidatos às eleições de 26 de setembro

As eleições autárquicas 2021 vão realizar-se no dia 26 de setembro. Na nossa freguesia apresentam-se a sufrágio seis formações políticas: o Partido Socialista; o PSD/CDS; a CDU; o Bloco de Esquerda; a Iniciativa Liberal e o Chega.

Na constituição das listas constatamos haver muitos repetentes, muitas caras novas e muitos cidadãos que não são de Areosa e residem noutras freguesias.

Todos com exceção da Iniciativa Liberal e o Chega fizeram a apresentação das suas candidaturas na Sociedade de Instrução e Recreio Social Areosense. Ouvimos todos os cabeças de lista para saber: Qual o projeto de cada um para a freguesia?
A candidatura do Chega, apesar de solicitado, não respondeu.

Ivone Marques – Iniciativa Liberal
(…) Numa altura em que é certo que o passivo ascende a 600 mil euros seria imoral atrever-me a prometer aos areosenses o que quer que seja para além daquelas que são as competências quotidianas das juntas de freguesia. No entanto, há um conjunto de iniciativas de baixo custo para o bem comum que podem ser desenvolvidas, uma prioridade é a remunicipalização da água. Um processo do qual Areosa saiu duplamente prejudicada, não só porque era auto-suficiente no abastecimento de água, mas pela verdadeira traição.

Depois há a questão dos limites com a freguesia de Monserrate, que Areosa perdeu de forma humilhante.

(…) Recuperar o património construído e paisagístico, colocando-o ao dispor de habitantes e visitantes; melhorar a mobilidade com a implementação de uma verdadeira rede de transportes públicos e dar dignidade à casa de todos nós, a sede da Junta de Freguesia são também alguns dos projetos que me proponho concretizar. Para finalizar, um dos pontos que esta candidatura tem como fundamental é ouvir e decidir em conjunto com todos os areosenses.

Daniel Pinto – PSD/CDS
“Só temos uma promessa para os areosenses, que é manter a freguesia limpa todo o ano. No entanto, temos um conjunto de 20 medidas que pretendemos implementar na freguesia, as quais estão dependentes da manutenção do buraco financeiro de 600 mil euros, comprovado na conta de gerência do ano 2020, da freguesia.

Das 20 medidas podemos destacar as seguintes: criar um serviço médico/enfermagem na freguesia, através de uma unidade móvel de saúde (…). Criar também a consulta de turista.

Garantir a construção de novos equipamentos desportivos na freguesia, em especial, um pavilhão multiusos.

Criação de um recinto multiusos, que possa ser usado para diversas finalidades, desde venda de produtos (ex. feira). Festas ou espetáculos culturais.

Criação de um parque industrial, com empresas amigas do ambiente. (…)

Edite Costa – BLOCO DE ESQUERDA
(…) A minha candidatura prende-se, essencialmente, com aquilo que são as necessidades efetivas dos areosenses. Quando se ouve falar da nossa freguesia é muito comum ouvir chamá-la de “dormitório” e é neste sentido de contrariar essa ideia e dinamizar o potencial da freguesia que apresento uma síntese do nosso programa.

(…) Defendemos: desenvolvimento sustentável: numa economia circular, trabalho com dignidade e justiça social. Serviços públicos de qualidade: abastecimento de água, saneamento, resíduos, rede elétrica e de telecomunicações.

Apoio aos mais vulneráveis: humanização dos espaços da freguesia e acesso aos apoios sociais. Defesa e divulgação do património cultural e ambiental de Areosa. Políticas de inclusão: para que todas e todos se sintam bem, independente da idade, género, etnia, religião, orientação sexual, ideologia política, instrução, situação económica ou condição social.

Inovação e empenho na mudança: em alternativa à estagnação da política autárquica de Areosa.

Ângela Cerqueira – CDU
“Assumimos este desafio, fundamentalmente, em prol de uma democracia participada e ativa em Areosa.

Não queremos protagonismo, não fazemos propostas vãs. Daremos todo o nosso melhor na defesa da nossa freguesia, nos interesses da população, representando-a sempre com o maior respeito por todos e para com todos.

Esta equipa será capaz de fazer a diferença e tomar as melhores decisões, mesmo perante as contrariedades mais difíceis. Cito como exemplo o voto na CDU na Câmara e Assembleia Municipal contra a transferência da tutela da água para a empresa ADAM.
Queremos com todos e para todos fazer a diferença”. (…)

Rui Mesquita – PS
As linhas programáticas que a seguir apresentamos procuram concretizar o que foi iniciado há oito anos, assentes em três pilares: Respeito – Honestidade – Seriedade, a forma de Afirmar Areosa, com um trabalho coerente em prol de todos(…).

Afirmar a saúde e a Ação Social (…) Criar um Gabinete de Saúde/Apoio Social para resolver o problema de imediato no âmbito dos cuidados primários de saúde. A criação de uma unidade de saúde familiar (USF) …

(…) Melhorar os caminhos de Santiago que atravessam a freguesia criando áreas de descanso para peregrinos e disponibilizando fontenários.

Afirmar Educação, Cultura e Religião.(…) Concluir a renovação do Parque Escolar com a construção e requalificação da EB1 e Jardim de Infância.

Criar a casa das Associações …
(…) Afirmar a Rede Viária e Transportes. A requalificação da rede viária com a criação de novos e melhores acessos a todos os pontos da freguesia é um trabalho cívico e continuado. Ter uma freguesia limpa é um trabalho de todos. Reconhecemos que nesta área o trabalho é bastante exigente e os recursos são parcos.

(…) Pugnar pela cobertura total da freguesia de rede móvel.
(…) Reforçar, junto das entidades competentes, a necessidade de auxílio para ações de limpeza exaustiva e para a manutenção regular das ruas e arruamentos da freguesia. (…)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.