Semana Santa e Páscoa

A comunidade começou o 1º dia da Semana Santa com a Procissão de Ramos, em recordação da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. De tarde, mergulhou na cultura do recato e do silêncio, e foram muitos os que participaram na Procissão dos Passos do Senhor, enriquecida com a reflexão feita pelo pároco, Rev. Pe Christopher.

Ali convidou os presentes a olharem a face de Jesus, vergado ao peso da Cruz, uma cruz, recordou, que continua pesada face à nossa iniquidade, à injustiça humana, à desconfiança. E causou indisfarçável emoção ao convidar a olhar para a Mãe de Jesus, a nossa Mãe, que na cena do Encontro entrou como personagem inesperada, numa expressão de coragem, partilhando o caminho do Calvário, sem chorar, sem fazer perguntas. Apareceu para seguir e partilhar o sofrimento de Jesus, partilhar a totalidade da sua paixão.

Na quinta-feira, às 21h, haverá a celebração da Missa da Última Ceia, com a cerimónia do Lava-pés. Sexta-feira Santa, feriado, às 15h, Adoração da Cruz, com participação da catequese e às 21h, Via Sacra ao vivo, com encenação de Ricardo Afonso.

No sábado, o silêncio finda com a grande noite da Vigília Pascal, que tem início às 21h, com a bênção do Lume Novo. No domingo e segunda-feira, às 08h30, saída do Compasso, com três cruzes, sob responsabilidade do Mordomo José Agostinho Costa. Ele e a sua esposa, Judite Sora, pelo entusiasmo sempre assumido e pela sua vivência de fé, são garantia de que a Páscoa de 2019 continuará a ser vivida como o grande Acontecimento.

A todos uma Páscoa feliz.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.