O Programa Eco-Escolas, projeto educativo internacional promovido pela organização não-governamental europeia Fundação para a Educação Ambiental e desenvolvido em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul para a Europa, premiou sete escolas do concelho de Ponte de Lima.
Trata-se de um programa que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e que tem a parceria do Município de Ponte de Lima.
Todas as escolas do concelho inscritas no ano letivo 2019/2020 foram galardoadas com a bandeira verde, nomeadamente:
– Centro Educativo da Facha;
– Centro Educativo das Lagoas;
– Escola Básica e Secundária de Arcozelo;
– Escola Básica António Feijó;
– Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima
– EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima (Ponte de Lima);
– Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
No âmbito dos vários desafios/projetos lançados anualmente por este Programa, a Escola Básica e Secundária de Arcozelo obteve ainda o 1.º escalão em ex aequo, com o vídeo “Ciclo de Vida de uma Embalagem” no desafio Geração Verdão. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagem, e tem como principal objetivo contribuir para uma cultura de reciclagem em Portugal.
Apesar das dificuldades deste ano, face à pandemia de Covid-19, a Associação Bandeira Azul da Europa concluiu a avaliação das Eco Escolas, como forma de reconhecer o trabalho das escolas e dos municípios que mantiveram o empenho e se adaptaram, conseguindo continuar o trabalho de educação para a sustentabilidade deste projeto.
A cerimónia do Galardão Eco-Escolas 2020 está agendada para o dia 30 de outubro, às 14 horas, em Lisboa e terá um formato diferente, devido às contingências da pandemia. Como forma de manter todas as normas de segurança o evento será presencial apenas para um número restrito de convidados, sendo difundido em várias plataformas digitais para que possa ser acompanhado remotamente por toda a comunidade escolar.