Embora não haja tradição de agraciarmos quem leva o nosso nome longe, Subportela mantém no seio dos seus conterrâneos quem o faça e bem, muito bem… Se em outros anos já tínhamos visto agraciados subportelenses, tanto pelo seu papel na sociedade, na vida académica, profissional ou desportiva, o início de 2019 relembrou premiando quem se distinguiu.
A 20 de janeiro, aquando da celebração da elevação de Viana do Castelo a cidade, gentes de Subportela lograram trazer honrarias e mérito.
Como Instituição de Mérito foi distinguida a “Leitaria do Carmo”. Esta casa está situada mesmo ao lado da igreja do Carmo, e é há muito gerida pela família do Sr. José Rodrigues de Carvalho que em 1974 tomou conta do negócio e que em 1991 passou a gestão da casa ao seu filho José Armindo de Carvalho.
Esta casa que, ao longo dos tempos, se destacou pela confeção diferenciada e saborosa dos conhecidos bolos “jesuítas”, orgulhando-se de serem os melhores “jesuítas” do mundo, soube posicionar-se ao longo da sua história assumindo-se atualmente como ponto de referência na pastelaria vianense.
Como Cidadão de Honra, o título foi atribuído a Manuel Luís Antunes Belo Silva, licenciado em Medicina pela Universidade do Porto, em 1978.
Luís Belo tem o seu cunho pessoal espalhado pela medicina e pelo seu espírito solidário. No seu currículo vemos Luís Belo como um dos fundadores e membro da direção do Hospital Particular de Viana do Castelo. Está na génese e direção da Associação de Dadores de Sangue da Meadela e exerceu funções de chefia na Liga dos Amigos do Hospital. Pertence aos Corpos Sociais da Sub-região de Viana do Castelo da Ordem dos Médicos, cumprindo assim o seu dever de cidadania.
No seu percurso profissional, exerceu o seu ofício no Hospital de Viana do Castelo; no seu consultório em Subportela, já fechado; desenvolveu funções de Medicina do Trabalho e Medicina Curativa, em empresa de referência como o Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Atualmente, exerce a sua atividade profissional no Hospital Particular de Viana do Castelo, em consultório privado, e na clínica “A Tua Clínica”.
Mas no desporto voltamos a ver nomes de nossos conterrâneos a subirem alto.
Ricardo Martins é a nova coqueluche do desporto em Subportela. O voleibolista voltou a merecer a confiança do selecionador nacional para integrar as equipas de sub-17 e sub-19, augurando a sua participação na 2ª ronda da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa, em abril deste ano.
Na gala de desporto realizada a 25 de janeiro foram também aclamados outros nomes desportivos da npossa Freguesia.
Seguindo os paços do irmão, recordista mundial de remo indoor, Inês Cruz, agora a morar em Vila Franca, tornou-se campeã nacional pela equipa do Viana Remadores do Lima.
Carlos Cruz voltou a ser galardoado também pelo seu título de campeão nacional.
Com três títulos de campeão nacional temos Diogo Fontelo. Os seus irmãos mais novos já seguem as pisadas deste.
Mas de Subportela parecem estar a nascer outros campeões em desportos como o hipismo, a esgrima e a natação.
Infelizmente, mesmo com tantos campeões, a prática desportiva promovida por instituições de Subportela parece ter desaparecido, mesmo que no seu historial haja equipas de voleibol, atletismo, futebol de salão e futsal feminino.
Em 1997/1998 uma equipa de Subportela (Associação Subportela) orientada por Carlos Dias chegou às finais da taça de Portugal.