Valença com orçamento de 19,9 milhões para 2022

O Município de Valença aprovou, por maioria (com abstenção do PSD), na reunião do executivo, o orçamento e plano de atividades para 2022.

Com um valor de 19,9 milhões de euros, o orçamento significa “um acréscimo de quase 5% (930 mil euros) relativamente ao ano transato”, refere fonte municipal. Adiantando que “este é um orçamento de transição, num período em que a incerteza causada pelas novas variantes da pandemia Covid-19”.

As Grandes Opções do Plano (GOP’s) para 2022 elencam as diretrizes políticas do executivo municipal para a governação, com forte incidência no serviço à comunidade valenciana.

Nas funções sociais, são estimados valores próximos dos 6,3 milhões de euros, significando um reforço, numa área fundamental e transversal como a social, no valor de 600 mil euros, face a 2021. Nestas merece realce a forte aposta na Educação, onde a autarquia prevê investir mais de 1,2 milhões de euros.

As funções económicas apresentam um montante de mais de 2,4 milhões de euros e as funções da administração pública ascenderão a dois milhões de euros.

O traço distintivo das GOP’s centra-se no reforço da dotação das transferências para as freguesias no valor de 340 mil euros, numa opção de gestão assumida pelo executivo municipal para a valorização do papel das Juntas de Freguesia e para a otimização da eficácia e da qualidade do seu trabalho de proximidade junto das populações.

Este documento previsional para 2022 assegura, por um lado, a conclusão de investimentos com financiamento comunitário garantido do Portugal 2020 e contempla, por outro, novos projetos e iniciativas que alavancarão o progresso de Valença.

Assim, há rubricas para o lançamento de novos projetos a ser submetidos a candidaturas do Programa de Recuperação e Resiliência ou do Portugal 2030, tais como a EXPOVALENÇA – Centro de Exposições e Congressos, o Parque Verde da Cidade, o Cine-Teatro ou o alargamento do Parque Habitacional.

Por outro lado, a melhoria das condições do Centro de Saúde de Valença e o alargamento das especialidades médicas; a instalação da Residência Académica; a renovação, reabilitação e ampliação do nosso parque habitacional ao abrigo do 1º Direito, a avaliação jurídica da eventual reversão da parceria com a ADAM; uma agenda cultural de maior qualidade e regularidade; e políticas direcionadas para a juventude, como o Orçamento Participativo Jovem, são prioridades claras para 2022, ambicionando uma cidade de referência para estudar, trabalhar, viver e visitar.

O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para 2022 seguem agora para aprovação na reunião da Assembleia Municipal de Valença, do próximo dia 30 de dezembro.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.