São 16 os artistas nacionais que vão atuar nos próximos dias 15 e 16, sexta e sábado, em três praças do centro histórico de Viana do Castelo, na sexta edição do festival Bate Forte. Com um orçamento de 150 mil euros, o cartaz tem nomes como Jafumega, Camané, The Legendary Tigerman e Mimicat , que vão atuar nas Praças da República, da Liberdade e da Erva.
Apresentado em conferência de imprensa realizada na Praça da Erva, vão ainda atuar Nenny, Rita Rocha, Soraia Tavares, Milhanas, Valter Lobo, Russo, Domingues, Beatbombers, Bianca Barros, S. Pedro, Meestre e Paulo Baixinho.
“Não é mais um festival ou apenas um festival, é um festival que está entroncado numa estratégia de promoção territorial de uma cidade, um concelho e um distrito. É um festival que pretende atrair pessoas para conhecerem a cidade, os que investem e, sobretudo, os que cá residem”, destacou o vereador da Cultura.
Manuel Vitorino, que se encontrava ladeado pelos artistas Rita Rocha, Paulo Baixinho e Valter Lobo explicou que o cartaz foi escolhido através de um concurso público, lançado pela autarquia, com um valor base de 150 mil euros mais IVA, ao qual concorreu apenas uma empresa, a Sons em Trânsito, que apresentou um total de 45 artistas possíveis.
Daqueles 45 nomes, foram selecionados os 16 que compõem o cartaz do Bate Forte.
O vereador da Cultura enfatizou o cartaz “eclético” do festival que apresenta vários estilos musicais desde o hip-hop, fado, rock, pop e artistas com influências de blues.
“Nos três palcos onde decorre o festival gera-se interação entre o público e os artistas, permitindo também que as pessoas percorram as ruas, frequentem o comércio, a restauração, os cafés, pastelarias e os bares, criando um ambiente de festa”, referiu ainda Manuel Vitorino.