Viana do Castelo recupera turismo

No ano passado, Viana do Castelo registou uma forte recuperação do setor do turismo. Depois de dois anos muito afetados pela pandemia, em 2022 o turismo na capital do Alto Minho conseguiu recuperar e superou os resultados da pré-pandemia, em 2019, que era considerado o melhor ano de sempre em termos turísticos. Para isto contribuiu o trabalho que a Rede Municipal de Turismo tem desenvolvido com os agentes locais que operam no território e que permitiu que Viana do Castelo seja o 7.º município da Região Norte com maior procura turística.

De janeiro a setembro, registou-se um aumento no número total de dormidas (+9%) e de hóspedes (+8%), em Hotéis, Turismo no Espaço Rural e Alojamento local com dez ou mais camas. Verificaram-se mais dormidas de hóspedes estrangeiros do que de nacionais, mas ambos registaram aumentos significativos (nacionais +18% e estrangeiros + 2,5%), face ao período homólogo de 2019.

Os principais mercados foram Espanha, seguida de Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos da América, Brasil, Países Baixos, destacando-se o crescimento de 43% no número de turistas oriundos dos Estados Unidos. Relativamente aos proveitos totais, de janeiro a setembro do ano passado, estes estão 15% acima dos níveis de 2019 e os proveitos por aposento registaram um aumento de 16%.

Comparativamente a 2019, verificou-se em Viana do Castelo um aumento do investimento privado, com um aumento generalizado no número de empresas do setor turístico, representando um crescimento e diversidade da referida oferta, a nível de alojamento, restauração, agentes de viagens e animação turística.

Para 2023, o objetivo passa por continuar este trabalho com os parceiros e agentes locais de modo a aumentar os fluxos turísticos e aumentar a estada média, atenuar a sazonalidade, fidelizar e atrair mercados turísticos, melhorando a comunicação e investindo na comunicação digital. A aposta na qualificação dos profissionais é fundamental para garantir um serviço turístico de qualidade, pelo que continuará a aposta na dinamização de ações de formação específicas para o setor.

Recorde-se que, no ano passado, dando sequência ao trabalho desenvolvido no âmbito da Rede Municipal de Turismo, foram desenvolvidas pela autarquia, com os parceiros, diversas ações promocionais e de capacitação dos profissionais.

Destacam-se a 2ª edição do Plano de Capacitação para o Setor do Turismo | Formação + Próxima, que arrancou no início de janeiro e que se prolongou até final do ano, implicando 102 horas de formação e um total de 181 certificados. Esta ação é fruto de uma parceria com o Turismo de Portugal / Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e integrou uma oferta de módulos de formação online e presencial, com o objetivo de qualificar os agentes do setor turístico e que culminou com a atribuição do selo “Destino de Qualidade” às empresas da restauração, hotelaria, atividades turísticas, comércio e transportes. Neste momento, Viana do Castelo conta com um total de 69 empresas distinguidas com este selo.

Ao longo do ano, a autarquia marcou também presença nas principais Feiras de Turismo de Portugal e Espanha: Feira de Turismo NAVARTUR, em Pamplona; Feira B-Travel, em Barcelona; BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa; Expovacaciones – Tendências e Experiências, em Bilbao; Expocidades – Mostra de Turismo das Cidade do Eixo Atlântico, em Ferrol; FIA – Feira Internacional de Artesanato, em Lisboa; XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, em Ourense. Estas participações, realizadas com espaço próprio ou partilhado com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, tiveram como objetivo potenciar e promover os atrativos turísticos e principais eventos vianenses junto do mercado de proximidade, bem como promover os empresários do setor.

Em 2022, foram ainda organizadas 3 FAM Trips. A primeira, em abril, trouxe Operadores Turísticos portugueses e espanhóis a Viana do Castelo, uma ação realizada em parceria com a ETPN. Em setembro e outubro, a autarquia e a Associação Fórum Turismo, trouxeram influencers a Viana do Castelo, com o intuito destes potenciarem a cidade como destino turístico de qualidade.

No ano passado realizaram-se ainda dois Meetups setoriais, organizados em parceria com a Associação Fórum Turismo, o primeiro sobre a temática “Como preparar o meu negócio para uma época diferente” e o segundo dedicado ao tema “Viana um olhar para o Futuro”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.