No último fim de semana Viana do Castelo e Caminha receberam alunos de todo o Portugal Continental para a final do campeonato escolar dos desportos náuticos. A abertura aconteceu no Santoinho, ao final da tarde de sexta-feira e contou com a presença do ministro da Educação.
“Esta é uma aposta pessoal minha, porque entendi que deveria haver um campeonato de desportos náuticos”, explicava o ministro da Educação. Tiago Brandão Rodrigues salientava que o maior clube nacional era o desporto escolar, tendo recebido um efusivo aplauso da plateia, que era composta pelos praticantes, treinadores e coordenadores.
A realizar-se pela primeira vez, o evento contou com figuras conhecidas a apadrinhar. O limiano Fernando Pimenta, medalha de prata Olímpica, foi o padrinho da prova de canoagem. Carolina João foi madrinha da vela. João Guedes, do Surf e Nuno Mendes, do remo.
O autarca vianense manifestava que “é uma honra recebermos este primeiro campeonato”. José Maria Costa sublinhava ainda que “o desporto é uma escola para a cidadania”, agradecendo o incentivo e a responsabilidade.
O campeonato escolar foi uma organização conjunta da Direção-Geral da Educação e Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, sob a égide do Ministério da Educação, em parceria com as respetivas Câmaras Municipais.
No total participaram cerca de 40 alunos do concelho nas finais de surf, vela e canoagem. O remo, como apenas estavam 11 agrupamentos escolares a participar não foi final, mas apenas um encontro nacional de remo.