A Câmara Municipal de Viana aprovou na última quinta-feira a adjudicação da obra da construção da Urbanização do Carvalhal, em Darque, por cerca de oito milhões de euros. O ponto foi aprovado por maioria, com a abstenção dos vereadores do PSD e CDS/PP.
O investimento será financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resilência e deverá ser iniciado antes do final do ano. “Diria que dentro de um mês, mês e meio, estamos em condições de avançar. Estamos na posse do terreno, com o concurso terminado e a obra está em condições de ser adjudicada”, explicou, aos jornalistas, o autarca vianense. Luís Nobre acrescentou que agora o procedimento segue para o Tribunal de Contas, apesar de ter dúvidas da necessidade deste passo. “No caso reconstrução ao abrigo do PRR, este passo foi dispensado. Mas na construção temos dúvidas. Por precuação vamos enviar”, revela.
O autarca vianense manifestava que o investimento vai permitir abranger “60 agregados familiares, numa tipologia individual”.“Entendemos que a solução deveria passar o mais próximo possível pelo que é uma tendência, que é a habitação unifamiliar e não multifamiliar, que seria mais contida e que resolveria o problema, mas traria outras dificuldades no futuro de interação social e outras que interessa garantir”, salientou.
O vereador Eduardo Teixeira fez questão de assinalar que “este ponto já veio à reunião em abril e maio e na altura fizemos as contas e dissemos que cada apartamento ficaria por 167 mil euros (..) e dissemos que era demais”. O vereador do PSD argumentou que “são muitas dúvidas para o dinheiro que temos nas mãos”.
O autarca socialista explicou que “nós estamos a cumprir a lei”. Adiantando que “é uma obra complexa” e frisou que para além da construção das habitações “é preciso construir arruamentos, espaços verdes. É imoral dizer que cada casa custa 167 mil euros”.
C.M.R.