De 26 a 29 de dezembro, Viana do Castelo recebe a 12.º edição do Viana Volley Cup com a participação de 1336 atletas de 25 clubes nacionais e espanhóis.
Em conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, o diretor do Voleibol Clube de Viana explicava que “este evento tem despertado um grande interesse dos clubes”. Paulo Alves referia que “as inscrições iniciam-se no princípio de novembro e no dia 15 já estão esgotadas”.
A competição direcionada para as camadas jovens, dos infantis a juniores, iniciou-se em 2011 com 300 atletas. Este ano vai decorrer em sete pavilhões municipais, num total de 261 jogos.
“A nossa grande aposta é na formação e o Voleibol Clube tem apostado neste trilho de afirmação do Município”, salientava o autarca vianense. Luís Nobre assegurava que este evento tem impacto no desporto, mas também na componente económica.
Luís Nobre dava conta também que no próximo ano, a organização poderá contar com mais um equipamento municipal. A Praça Viana, que já está em funcionamento, mas ainda não foi inaugurada, poderá ser utilizada. “Se quiserem crescer mais, no próximo ano vamos ter mais um equipamento que tem condições para estar à disposição”, dizia, referindo-se à Praça Viana. Questionado pela nossa jornalista, o autarca vianense preferiu não apontar uma data para a inauguração oficial, explicando que “mais importante do que a inauguração é dizer que já está a ser utilizado, parcialmente, pela Escola Desportiva de Viana”.
O Município investiu, sem apoios comunitários, mais de quatro milhões de euros na refuncionalização daquele equipamento desportivo, que foi entregue por comodato à Escola Desportiva de Viana.