Vida, Morte — Mistério insondável!

Picture of Nunabre
Nunabre

Indivíduos, Famílias, Partidos, filósofos, Teólogos, Médicos, Sociólogos, Antropólogos, Humanistas, etc., toda a Sociedade portuguesa anda alvoraçada e questionante sobre o “sim” ou “não” ao “referendo pela despenalização da Eutanásia”…! Imprensa, Rádio, Televisão, chamam aos seus programas mais nobres esse tema, que tem provocado “abaixo assinados”, manifestações coletivas e públicas, discussões acaloradas, opiniões contrárias ou contraditórias… Uns querem, outros rejeitam, o recurso ao dito Referendo!

Tema sério, complexo, dificílimo, consternador ou lenitivo, conforme o foro mais íntimo e profundo daqueles que o abordam com seriedade e tranquilidade de consciência…

Neste momento — julgo ser óbvio — o meu prezado Leitor está mesmo à espera da opinião deste humilde cronista acerca do assunto…!

Pois bem: não me nego a ser pequeno e grande ao mesmo tempo, afirmando com o antigo filósofo grego SÓCRATES: “Só sei que nada sei”. Tenho pensado muito, lido bastante, ouvido debates, conversado em família, mas permaneço mais confuso, como “cana agitada pelo vento”, tantas vezes gerando energias contraditórias…

Como filósofo e amigo de saber a Verdade, faço-me (e aos outros) estas perguntas essenciais e nucleares: O que é a VIDA? O que é a MORTE? Quem é, real e legitimamente, o Autor e Dono da Vida humana? O “Eu” de cada moribundo é ou não aniquilado pela Morte?

Este questionário, tão perspicaz quanto sincero e interpelante, agita-me assiduamente os neurónios…! Quem me dará uma resposta satisfatória e convincente!? Não acredito que Alguém (nem Sábio nem Papa) possa satisfazer minha procura…!

Eutanásia, Pena de morte, Homicídio, Suicídio, Inquisição religiosa, Matanças bélicas, tudo temas interpelantes para quem pensa…!

Como “crente” que ainda sou, vou pedindo mais Luz ao Alto!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.