Visita pascal

A visita pascal do ano corrente decorrerá em Lanheses com algumas limitações relativamente à normalidade dos anos anteriores com a chegada da pandemia da Covid-19. De acordo com as indicações dadas a conhecer à comunidade, a visita do Compasso do ano em curso irá decorrer no modo tradicional, com visita porta a porta, sendo que o séquito será formado apenas pelo representante sacerdotal da paróquia, e pelo mordomo da Cruz em exercício. 

Acresce que esta faculdade em receber no domicílio o símbolo da Páscoa está condicionada pela apresentação de uma declaração escrita prévia dos interessados, a qual deveria ter sido feita e entregue nos serviços da Paróquia até ao dia 27 do mês findo. Por último, esclarece-se que ao contrário do que sucedia em tempo de normalidade, no ano em curso, excecionalmente,  a cerimónia da visita pascal ao domicílio decorrerá apenas no domingo. Serão também consideradas as disposições legais ainda em vigor emanadas pela entidade do SNS relativas à pandemia.

Tradicionalmente, a visita pascal decorre em Lanheses em dois dias, domingo e na segunda-feira seguinte, sendo que no primeiro o Compasso visitava as famílias da parte alta da freguesia, a norte, e no segundo a parte baixa, a sul. A visita decorre entre as 08h30 para terminar eventualmente ao começo da noite (21h30), sendo que no domingo o último lugar é o da Corredoura e na segunda-feira a conclusão da celebração pública da Páscoa na freguesia acontece no lugar da Feira, na Casa do Povo local.

Em ambas as situações a recolha à igreja da Cruz da Páscoa decorre habitualmente com acompanhamento de um numeroso grupo de pessoas, às quais é concedida a benção especial do dia.

Executivo municipal visita freguesia

O executivo municipal deslocou-se no fim  de semana de 03 de abril à freguesia de Lanheses, onde reuniu com o presidente da Junta local, tendo em vista a avaliação in loco de projetos inacabados, designadamente o que respeita ao Largo Capitão Gaspar de Castro ou Centro Cívico, bem como apreciar a viabilidade de investimentos em obras  já previstas para a localidade.

Nesta ordem de trabalho foi debatida a estabilização da margem direita do rio Lima a montante da ponte rodoviária tendo em conta os trabalhos anteriormente ali efetuados sob a coordenação do Eng.º Pedro Teiga, bem como a contenção do assoreamento e a adoção de medidas visando a beneficiação dos habitats da avicultura das espécies ribeirinhas locais. Foi ainda abordada a necessidade da contenção de espécies invasoras.

O saneamento incompleto da freguesia foi também tema de discussão e avaliado o correspondente investimento. A criação no último mês de dezembro do Espaço Cidadão foi objeto de avaliação e análise.

O presidente da Câmara Luís Nobre levou à mesa a empreitada de €1899 milhões de euros para o Acesso Poente e Área de Estacionamento do Parque Empresarial de Lanheses, com um prazo de execução de 210 dias. Esta intervenção visa a construção de um parque de estacionamento de pesados e ligeiros e o alargamento/ampliação do arruamento existente, no acesso poente do Parque. 

Esta visita integra o conjunto de visitas que o executivo municipal tem vindo a fazer no sentido de conhecer as obras em curso e os novos projetos e investimentos para as freguesias do concelho, integrada na sua política de coesão territorial.

Nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para o presente ano a rubrica Coesão do Território e Desenvolvimento das Freguesias conta com um orçamento de 8,13 milhões de euros. Esta verba representa 12,2% do orçamento global, para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.