Vivências natalícias estão de volta

Ainda todos temos na retina bem presente, porque não foram vividas nos últimos dois anos as festas comunitárias neste período festivo de Natal e Ano Novo. 

Nunca é demais recordar, porque foram excecionalmente marcantes os tempos sombrios do isolamento, com o espectro assustador da doença, com a grandeza do número de infetados, com o aumento desmesurado dos internamentos e suas consequências, com um sem número de limitações e incertezas do dia seguinte, tudo isto abalou tudo e todos.

Mas como diz o adágio popular, “depois da tempestade, vem a bonança”, e é precisamente neste contexto, passados que foram estes últimos dois anos de calamidade de covid-19, que estão na rua quase todos os festejos, convívios e tradições próprios da nossa comunidade carrecense e da quadra natalícia e de ano novo.

A nossa comunidade em pleno tempo de Natal comungou desse mesmo espírito e de um modo geral todas as instituições marcaram a sua presença dos mais variados modos e condições. Assim tivemos logo a iniciar esses convívios natalícios, o Centro Social e Cultural de Carreço com o habitual Jantar de Natal, no dia 30 de novembro.

O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço, em 03 de dezembro, também realizou o Jantar de Natal, onde no momento oportuno a Diretora, Melissa Vieitas, desejou a todos votos de Boas Festas de Natal e Ano Novo. Dirigindo-se de modo muito particular aos elementos mais novos do grupo, incentivou-os a continuarem esta prática da arte folclórica em defesa das nobres tradições e costumes carrecenses. 

Por sua vez, a Associação de Pais do JI e EB1 de Montedor/Carreço organizou a tradicional festa de Natal a 16 de dezembro, nas instalações da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço. A Ronda Típica de Carreço escolheu para o seu evento o dia 17 do mesmo mês, e como habitualmente efetuou aí o Jantar de Natal.

O “Cantar as Janeiras” é uma tradição com raízes culturais da nossa terra. Este ano já se ouve de novo a música, porque o Grupo Folclórico Danças e Cantares já anda pelos quatro cantos da nossa Freguesia, melhor dizendo pelos quatro lugares com as vozes e acordes, desejando a todos Boas Festas e Bom Ano, e segundo nos consta já levam mais de meia jornada realizada. 

Até aqui reportamo-nos ao que foi feito, mas temos também de reportar o que ainda vai ser realizado neste tempo festivo, porque efetivamente este tempo festivo decorre entre o Natal e os Reis, a 06 de janeiro. 

Assim sendo ainda temos em linha de conta mais dois eventos, um deles pelo Grupo de Janeiras da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Graça, o qual vai iniciar a sua caminhada de visita a todos quantos o queiram receber, a partir do próximo dia 06 de janeiro, tocando e cantando as janeiras com a finalidade de desejar boas festas e angariar fundos para a realização da festa da nossa padroeira.

O outro evento, este bem diferente do anterior, porque é realizado no conforto da Sociedade de Carreço, isto é, ao abrigo deste inverno que não nos larga, bem pelo contrário grassa forte a intempérie tanto ventosa, como chuvosa e fria, mas dizíamos nós, o evento trata-se do Baile de Reis que a SIRC leva a efeito no dia 07 de janeiro, sábado, pelas 22 horas, no Salão de Festas, o qual é abrilhantado pelo conjunto musical Trio LeM, com entrada livre aos sócios.

Como nota final damos os parabéns a todos os intervenientes nestas realizações, na certeza que estão a salvaguardar a nossa identidade cultural.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.