Viana do Castelo foi palco da conferência anual da World Surf Cities Network (WSCN). O surf vianense e o programa “Náutica nas Escolas”, que poderá vir a ser implementado noutras cidades da rede, estiveram em destaque neste evento, que aconteceu, pela primeira vez, em quatro municípios. Criou e atribuiu os WSCN Awards, tendo Viana do Castelo recebido o prémio “Cidade de Surf” e João Zamith, presidente do Surf Clube de Viana (SCV) o de “Personalidade” de 2023.
Na organização desta conferência anual da WSCN uniram-se Viana do Castelo, cidade membro da WSCN desde 2014 e que, além de ser Cidade Europeia do Desporto 2023, esteve na Presidência da rede este ano, Ericeira, membro fundador da rede, Nazaré e Matosinhos, municípios candidatos a membros.
Estiveram presentes 36 representantes, oriundos de 13 cidades de quatro continentes, que participaram nesta conferência anual, uma das que registou maior número de representantes políticos.
Na conferência “Best Practices”, Marta Paço e Tiago Prieto, elementos da Seleção Nacional de Para Surfing e do SCV, participaram em representação de Viana. Recorde-se que foi no âmbito da WSCN que Cisco Araña, idealizador da Escola Pública de Surf Adaptado da cidade de Santos, no Brasil, doou, em 2016, pranchas de surf adaptado ao SCV e sensibilizou-o para a inclusão social pelo surf.
A Assembleia Geral anual da WSCN aprovou, por unanimidade, a passagem a membros efetivos dos quatro municípios candidatos: Nazaré; Matosinhos; Ribamontán al Mar, em Espanha; e San Bartolo, no Perú.