No domingo de 22 de setembro, a comunidade paroquial de Santa Marta de Portuzelo comemorou o 1.º aniversário da ação pastoral do seu novo pároco, Rev. P.e Christopher de Sousa. Para muitos paroquianos o dia foi passado no parque de merendas do Centro Paroquial. Ali, onde várias árvores se mostram já preocupadas com o seu ‘enxoval’ de Outono, pelas mãos habilidosas da Companhia de Guias e com as honras da sua ‘proteção’ a pertencerem a uma jovem e viçosa magnólia, foi construído o altar.
Dele estava suspenso, num simbólico feixe de raios de luz, um esbelto crucifixo. A ladeá-lo, uma cruz construída com canas de bambu, desde logo a recordar-nos que para sermos úteis todos temos de nos dar, tal e qual somos convidados e motivados a fazer pela oferta única de Jesus por todos, no memorial da Sua Páscoa, sempre atualizado sobre a Mesa da Eucaristia. A celebração foi abrilhantada por um misto dos diferentes grupos da paróquia e ainda reforçado por antigos membros, que ensaiaram adequado repertório sob a direção de Idílio Fernandes. Na saudação inicial surgiu um pastor animado e vigoroso, que de imediato enquadrou a assembleia na beleza do espaço: «Sempre me imaginei a celebrar aqui.
Trabalhamos para servir o Senhor e não há melhor lugar para celebrarmos a nossa fé.» Após a proclamação do Evangelho, por Mons. Sérgio, centrou a homilia na Palavra do dia e, nunca esquecendo a astúcia do administrador, que Deus nos dá, traçou diretrizes para o novo ano pastoral, alertando que uma vez chamados à fidelidade, tal não significa apenas cumprir o programa pastoral, antes sermos sempre criativos para com os «novos desafios que nos são colocados todos os dias».
Recordou que ‘fidelidade’, segundo Bento XVI, na sua visita a Portugal, é «o nome do amor no tempo», para apelar à motivação de cada um no serviço, sendo que é Jesus o verdadeiro bem a quem servimos nos nossos filhos, nos doentes, na atenção para com os pobres e suas necessidades, de todos sendo cuidadores e guardadores das suas esperanças. Agradeceu e pediu a bênção e recompensa de Deus para todos aqueles que de algum modo colaboraram na comunidade, por mais simples que fosse a sua participação, apelando à cooperação de todos, dizendo que seria esmagado se, porventura, toda a missão estivesse nas suas mãos.
Seguiu-se um almoço comunitário, a que se juntaram familiares do pároco, onde não faltou o bolo comemorativo e a taça de espumante.
Felicitamos toda a comunidade paroquial e o seu pároco.
Desfolhada à moda antiga
Na noite do dia 05 decorreu, na eira do Centro Paroquial, uma desfolhada à moda antiga, organizada pelo Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo que, com o seu saber e experiência criou cenários que transportaram no tempo os mais crescidos e enriqueceram os mais novos, dando-lhes a oportunidade de conhecerem um pouco melhor, graças à autenticidade colocada nestas iniciativas, uma das mais alegres tradições dos seus avós.
O evento foi integrado no programa “Souto em Movimento”, da Junta de Freguesia, apostada em desenvolver conteúdos para o projeto do Orçamento Participativo de Santa Marta de Portuzelo, que tem como tema “O ciclo do milho – do grão ao pão”.