O 1º de Maio, dia internacional do trabalhador, também vai ser assinalado este sábado em Viana do Castelo. A União de Sindicatos de Viana do Castelo (CGTP/IN) tem prevista para este sábado, às 10h, uma concentração no Largo da Estação, seguida de desfile até à Praça da República com intervenções alusivas à data.
Conforme realça a CGTP, neste 1º de Maio a luta é pelos direitos – ao emprego, salários, 35 horas semanais, contratação coletiva e serviços públicos – e o combate à exploração.
“Nenhum de nós se pode abster de lutar por melhores condições de vida e de trabalho – Com a força dos trabalhadores vamos conseguir – não há inevitabilidades”, refere.
Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de abril.
O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país, com manifestações, marchas, celebrações e comícios. Todavia, a data remonta ao dia 1º de Maio de 1886, nos Estados Unidos, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.