1300 alunos vão pagaiar no Darque Kayak Clube

Está a aumentar substancialmente o número de alunos da náutica nas escolas e consequentemente o número de agrupamentos, turmas e alunos que aderem à canoagem do Darque Kayak Clube.
No ano passado foram 1003 alunos e este ano letivo vão superar largamente o milhar, esperando-se que alcance os mil e trezentos alunos.

A execução do projeto situa-se no domínio curricular e é coordenado e apoiado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Todos os Agrupamentos de escolas do concelho aderiram a este projeto e todos eles inscreveram turmas na canoagem.
As aulas são lecionadas pelos técnicos do Darque Kayak Clube com o apoio dos professores de Educação Física, uma vez que sendo curriculares, as aulas inserem-se nos horários, objetivos e conteúdos das aulas daquela disciplina.

Os alunos são maioritariamente dos 5º e 7º anos, apesar de haver sempre turmas de outros anos letivos, do 5º ao 12º ano.
O objetivo do programa é despertar os alunos para a náutica, promover os hábitos de vida saudáveis e sensibilizá-los para a prática da canoagem.

A coordenação da canoagem na náutica das escolas está a cargo da Drª Abril Martinez e apoiada pela Drª Maria de Brito e Faro.
A equipa técnica é constituída por seis elementos, devidamente qualificados, e recentemente reforçada por uma estagiária da Escola de Desporto e Lazer e por outra técnica que está a fazer estágio pelo curso de treinadores da Federação Portuguesa de Canoagem, perfazendo oito técnicos.

O Darque Kayak Clube coloca ao serviço deste projeto setenta embarcações, pagaias, coletes, camisolas, impermeáveis, material de ginásio, carrinha, atrelado e barco de apoio, assim como as instalações do Centro de Canoagem, ginásio, hangares e balneários. O transporte dos alunos é assegurado pelo Município de setembro a junho.

A Náutica nas Escolas está integrada no projeto Centro de Mar.
O Darque Kayak Clube pertence a essa iniciativa de grande êxito e impacto que já foi merecedor de vários prémios, elogiado internacionalmente e cujo sucesso foi ainda esta semana merecedor de rasgados elogios por parte do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, em Lisboa, no Museu do Desporto, aquando do lançamento do V Outdoor Sports Euro’Meet, que vai decorrer em Viana do Castelo no próximo ano e que contou com a presença dos presidentes dos clubes náuticos do concelho pertencentes ao Centro de Mar e claro está o presidente do DKC, Dr. Américo Castro.

A Câmara de Viana do Castelo faz protocolos com os clubes para o bom desempenho do projeto. (DKC/Imprensa)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.