2,5 milhões na Pintor José de Brito

Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo, esteve no domingo passado em Santa Marta de Portuzelo, para oficializar a entrega de novos instrumentos de trabalho à freguesia, concretamente, equipamento informático e um trator equipado com pá e carroçaria. 

Já passava do meio dia quando o pároco, Rev. P.e Christopher Sousa, procedeu à bênção dos novos equipamentos, com a presença, além do já referido edil, do presidente da Junta Nuno Ferraz; dos outros elementos do executivo, Ana Serra e Pedro Sousa; do presidente da Assembleia de Freguesia Pedro Rocha e outros membros da mesma, designadamente Lino Soares, Judite Sora, Rita Pereira, Sílvia Silva e Márcio Vieira e várias pessoas.

Depois do pároco tecer alguns considerandos acerca da utilidade das ferramentas de trabalho ao serviço do bem da comunidade e das pessoas, em especial, o presidente da junta congratulou-se com os presentes e agradeceu a Luís Nobre, pelo apoio da Câmara nestas aquisições, equipamentos que, disse, serão muito úteis para diferentes trabalhos em favor dos fregueses, os santamartenses. Mais declarou Nuno Ferraz que tais ferramentas permitirão uma resposta mais célere às necessidades que sentem e que, eventualmente, serão colocados acessórios para melhor rentabilizar o apoio destes instrumentos de trabalho.

Luís Nobre, depois dos cumprimentos da praxe, disse do seu prazer em estar presente em Santa Marta de Portuzelo, num exercício de proximidade e colaboração direta com a junta de freguesia, para melhor cumprir com os compromissos e políticas assumidas. Disse da necessidade destes equipamentos, realçando o facto de que muitas vezes os anseios e melhoria da qualidade de vida das pessoas passa pela resposta e solução das coisas mínimas. Numa mensagem mais geral informou que a câmara teve no ano que findou a maior conta de gerência, de 80,5 milhões de euros, geridos com muita responsabilidade e que tem para este exercício o maior orçamento de sempre.

Declarou como primeira prioridade do seu executivo a coesão territorial, num trabalho em parceria com as juntas e instituições, para a qual estão reservados 8,2 milhões de euros, para que as freguesias possam cuidar da limpeza, substituição de equipamentos e mobiliário urbano, além de intervenções da sua iniciativa, algumas das quais, no caso de Santa Marta, se concretizarão a breve prazo. Mais disse que a segunda prioridade da Câmara é a educação, e justificou a sua referência neste evento, porquanto, está a decorrer na freguesia o maior investimento de sempre, com a requalificação da Escola EB2.3 e Secundária Pintor José de Brito. Com efeito, ali estão a ser investidos 2,5 milhões de euros, fatia do orçamento de 8,4 milhões para a Educação, que o município orçamentou para este ano. Enfatizou que estes investimentos visam criar condições para que as nossas crianças possam ser educadas com equipamentos e espaços físicos de excelência.

Por fim, Nuno Ferraz convidou os presentes para um aperitivo, na sede da junta.

Tratou-se de um ato que regozijou a generalidade dos presentes, pois foi demonstrativo da sagacidade do executivo da junta de freguesia, ao adquirir equipamento adequado às necessidades de um território que, além de extenso, convive com margens de rio e ribeiros. Foi do agrado geral, igualmente, a presença do presidente da Câmara Luís Nobre, não só pelas informações dadas, mas também por uma postura reveladora de uma conduta criteriosa, empenhada, responsável e séria.  

Rua limpas

No próximo sábado, a operação “Ruas Limpas 2023”, promovida pela junta de freguesia, estará nos lugares de Santa Martinha e Romé. Termina no dia 25, no lugar de Samonde. 

Quem puder e quiser, compareça, pois todos não são demais no trabalho para o bem comum.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.