No passado dia 17 de outubro, o núcleo de Cardielos, celebrou o seu 25.º aniversário, na Eucaristia das 16horas, presidida pelo pároco Tiago Rodrigues.
Foi há 25 anos, que o jovem Carlos Brito, natural de Cardielos, mas a residir no Estoril, entusiasmado pela sua experiência no núcleo JAM do Estoril, acreditou que este movimento Mariano seria uma mais-valia para os jovens da sua terra natal. Na altura, em 1994, o pároco da paróquia era o padre José Rodrigues, que deu o seu consentimento e total apoio, à criação do grupo. O atual grupo de Jamistas, antes da celebração, quis prestar uma pequena homenagem ao padre José Rodrigues, junto do seu busto, que se encontra no adro da igreja, colocando um ramo de flores.
O núcleo JAM de Cardielos formou-se oficialmente a 01 de junho de 1995, mas a data oficial de aniversário do grupo passaria a ser a 13 de outubro, por ser uma data de grande relevância, no âmbito das aparições de Nossa Senhora de Fátima.
O movimento Católico Juventude Alegria de Maria integra jovens que nutrem por Nossa Senhora uma especial devoção e carinho, desejam amar Maria concretamente, dando-lhe alegria na maneira de viver e testemunhar a fé em Cristo. Cada membro deverá ter em conta a promoção e defesa dos valores cristãos, inerentes à pessoa humana; a promoção e vivência religiosa, espiritual, moral e sociocultural dos jovens, que devem ser acompanhados no crescimento da fé católica, através de encontros de reflexão cristã, de jornadas de estudo e de oração, entre outras atividades.
O fator que mais contribui para a união e empatia deste grupo são as atividades desenvolvidas de caráter religioso – a animação mensal da Eucaristia, a representação da Via Sacra, as procissões, peregrinações, vigílias, retiros, catequese e as atividades de caráter mais lúdico – as caminhadas, a comemoração dos aniversários, os piqueniques, as ceias de Natal, entre outras.
No final da Eucaristia foi apresentada uma mensagem de Carlos Brito e algumas fotos a recordar os 25 anos passados. Os antigos membros do grupo receberam uma Dezena, feita pelos próprios Jamistas.
Ao longo dos seus 25 anos de existência o grupo teve momentos altos e baixos, mas a fé e a perseverança fizeram com que o grupo se mantivesse até hoje, estando, por isso, de parabéns. Que Maria ilumine sempre os caminhos dos nossos jovens!