32.º aniversário

No passado dia 18 de dezembro, teve lugar na sede da Junta de freguesia a comemoração do 32.º aniversário da elevação de Barroselas a vila. Presentes, o presidente da Câmara José Maria Costa e os vereadores, Luís Nobre e Vítor Lemos, pela Assembleia de Freguesia, Joel Monteiro, o presidente da Junta, Rui Sousa e a secretária e o tesoureiro, respetivamente, Natália Ferreira e Marçal Almeida.

Abriu a sessão o presidente da Câmara, que apoiado com diapositivos, deu, aos presentes, uma alargada ideia dos melhoramentos a realizar no próximo quadriénio, a nível do concelho, com destaque para esta região do Vale do Neiva, de Barroselas e Carvoeiro. Luís Nobre acentuou alguns pormenores do plano elaborado para as referidas Freguesias, que disse serem de urgente utilidade.

Distinções
Diamantino Morais foi distinguido, porque abriu a Farmácia Lopes, hoje mais conhecida por farmácia da feira. Era o responsável pelo atendimento e de explicar aos doentes o conteúdo das receitas médicas e a forma de tomar os medicamentos. Numa época em que se receitavam injetáveis, ele próprio os aplicava e fazia curativos, quando solicitado.

Narciso Rego, industrial de mobiliário, além de apoiar associações desportiva e culturais não só da freguesia, oferece, com frequência, móveis a famílias mais carenciadas. Por último, e a título póstumo foi homenageado o músico Valeriano Portela, como intérprete, compositor e maestro. Para falar da sua vida e da sua obra, foi convidado o colaborador de “A Aurora do Lima”, em Barroselas, Costa Pereira que começou por lembrar os obreiros da elevação de Barroselas a vila: a Junta de Freguesia, presidida por David Miranda Pereira, a Assembleia de Freguesia, presidida, por José Lima Fernandes, sem esquecer o deputado Roleira Marinho, que nesse dia foi a voz de Barroselas, na Assembleia da República.

Referiu, despois, a vida e obra do homenageado, e citando o maestro Manuel Portela da Silva, seu primo, falou das partituras musicais por ele escritas, sempre com uma vertente religiosa. Procedeu-se depois à entrega das respetivas lembranças, cabendo a José Alcino Portela, residente em Barcelos, receber a título póstumo, a de seu tio Valeriano.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.