José Emílio Pedreira Moreira, 72 anos de idade, professor de Filosofia, natural de Monção, foi presidente da Câmara da sua terra durante perto de 16 anos, além de outros cargos públicos a nível local e regional, como presidente da direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, presidente da Adega Cooperativa de Monção (12 anos), fundador da Associação das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes (REGIVERDE), presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Filosofia de Braga, diretor da Escola Secundária de Monção (cinco anos). É, ainda, Cidadão Honorário do Município de Monção (Medalha de Ouro).
“Muitos Sonhos! Algumas Desilusões” é o título da obra com mais de 600 páginas que acaba de publicar, onde dá conta, com extensa documentação, de muitos episódios da sua vida, desde campanhas políticas, comemorações, atividade no mundo da agricultura e vinhos, na educação, desporto e cultura, ensaios de juventude e colaborações na comunicação social, até “visitar o tempo” com textos íntimos.
Nestes reflete, designadamente, sobre a sua atividade nos mais diversos cargos públicos. “O poder só tem sentido se for exercido com os outros e para os outros, com a eficácia de resultados para a coletividade beneficiada e com liberdade de alma de quem o exerce”, escreve.
Na sua recente apresentação marcaram presença muitos vultos da cultura e da política, familiares, amigos e gente anónima. Pouco faltou para a apresentação, que decorreu no Cine-Teatro João Verde, não tivesse esgotado.
M.