Há pouco mais de 10 anos, um grupo de jovens de Vila Franca, Carolina Fonte, Flora Castro, Paula Costa e Arlete Vaz, às quais se juntou, pouco tempo depois, Bárbara Castro, levadas pelo gosto à música, criaram um grupo musical que, passado pouco tempo, devido às saídas de Paula Costa e Arlete Vaz e à entrada de Margarida Castro, veio a constituir-se como as 4PORARTE.
Com Carolina Fonte, no fagote, Flora Castro, na viola d’arco, Bárbara Castro, na flauta transversal e Margarida Castro, no oboé e voz, este quarteto de câmara, criado formalmente em 2010 tem, com as suas músicas, deliciado todos os que assistem às suas atuações. Detentoras de formação musical superior, estas vilafranquenses iniciaram as suas apresentações públicas em cerimónias religiosas. Todavia, a sua qualidade musical guindou-as a outros tipos de eventos como lançamento de livros, receções, palestras, concertos e eventos de âmbito nacional.
Entendendo a música, como um importante vetor cultural que pode e deve estar ao alcance de todos e compreendida pelo maior número possível de pessoas, nos espetáculos considerados mais locais, fazem questão de proporcionar um bom e forte ambiente de proximidade, selecionando as músicas dos espetáculos e eventuais arranjos musicais nos trechos a interpretar, com aqueles que solicitam a sua colaboração. Dentro das suas atuações, pelo seu sentido emblemático, destacamos o espetáculo público, organizado pela Junta de Freguesia e realizado, em julho de 2017, nos jardins do Solar da Barrosa, edifício classificado de património de interesse municipal, gentilmente cedido pelo Doutor Diogo Ayres de Campos, ou, mais recentemente (2019), a participação na apresentação do cartaz para a festa rainha de Vila Franca, a Festa das Rosas.
CONCERTO
No pretérito dia 21, pelas 21h30, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Vila Franca as 4 PORARTE brindaram a população local com um concerto que deliciou todos os que marcaram presença naquela que foi a 2.ª edição do “Natal na Nossa Terra”. A igreja paroquial foi pequena, para acolher aqueles que quiseram ver e ouvir este quarteto de câmara. Com a participação dos alunos da EB1 de Vila Franca e a colaboração de alguns amigos convidados como Tiago Pacheco, no trompete, David William, na percussão, Jaime Alvarez, no contrabaixo, Carla Lopes, na viola d’arco, Diogo Costa, na Guitarra ou o barítono Miguel Soares, interpretaram obras de G. f. Händel, A. Piazzolla, L. McKennitt, A. L. Webber, C. M. Schömberg, E. Morricone, H. Martin, F. Gurber e J. C. Godinho, as 4PORARTE espalharam uma magia, um encanto, que a todos deixou embevecidos e a pensar já na próxima edição.
ÓBITOS
No dia 27 de novembro, com 85 anos, partiu Maria Adília Enes Maciel, viúva de Armando Augusto Ribeiro de Azevedo, residente que foi no caminho do Penedo do Ladrão no lugar do Monte.
A 28 de novembro, com 86 anos, faleceu Hernâni dos Santos Ribeiro, viúvo de Maria de Fátima Martins da Rocha, taxista em Viana do Castelo durante mais de três décadas, residente que foi no caminho do Mestre Afonso Novo, sítio da Cruz de Pau.
No dia 06 de dezembro faleceu Manuel Ribeiro da Costa Lima, residente que foi no caminho da Quinta dos Penteeiros, no lugar do Atranco. Manuel Lima deixa viúva a Dª Maria Emília Nobre de Castro Lima.
A 13 de dezembro, após doença prolongada, faleceu Duarte dos Santos da Cruz, residente que foi no caminho das Carvalhosas, no lugar de Figueiredo. Duarte cruz deixa viúva a Dª Ana Ribeiro da Costa Cruz.
Às famílias enlutadas apresentamos as mais sentidas condolências.