5.º encontro de Grupos de Cantares Populares

Realizou-se no dia 19, como já é habitual, o Encontro de Grupos de Cantares Populares organizado pela Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas. Este foi o 5.º encontro e foi integrado, a exemplo do ano anterior, nas atividades de Verão promovidas pela Junta de Freguesia.

A Associação procura convidar grupos diversificados para uma oferta complementar, onde cada um possa mostrar uma forma diferente de viver a cultura das cantigas populares que tem percorrido a própria história do nosso desenvolvimento.

Este ano participaram, para além do Grupo Entardecer da Associação, os grupos Coral-CER/Universidade Sénior de Viana do Castelo, que trouxe consigo uma forma diferente de estar, mas que tão bem se integrou neste Encontro, tendo sido bem apreciado. A Associação dos Amigos das Concertinas de Ponte do Lima e as Vozes do Lima de Gemieira/Ponte do Lima, estes dois trouxeram a alegria e vivacidade das cantigas e festas populares do Minho.

Como é de tradição este 5.º encontro foi precedido de um jantar/convívio entre todos os grupos de participantes na Sede da Associação. Todos puderam conviver, trocar ideias, conhecer-se melhor e tomar conhecimento da evolução da atividade desta Associação, nomeadamente apreciar o Museu do Linho e a Biblioteca dedicada ao Vale do Neiva, recentemente iniciadas.

Esteve presentes neste jantar/convívio o representante da Câmara Municipal, Ricardo Carvalhido, vereador do Ambiente e Biodiversidade, Ciência, Inovação e Conhecimento e ainda o Sr. presidente da Junta de Freguesia, Rui Sousa, que nos acompanharam, depois, no desfile cantante, desde a Associação até ao largo de S. Sebastião, lugar onde decorreu o Encontro e onde os esperava um número interessante de pessoas, que demonstra a adesão que estas iniciativas provocam na população.

O desfile de canções começou com um Vira do Minho tocado e cantado por todos os grupos participantes em palco, cerca de 70 pessoas.

O presidente da Associação, Sérgio Gonçalves, agradeceu a todos, autoridades, participantes e público e ficou no ar a promessa da realização do 6.º encontro.

Foi muito agradável e entusiasmante assistir ao desfilar de tantas cantigas e formas de cantar que a assistência permaneceu até final, já a meia-noite tinha passado.

Esta Associação continua, assim, a desenvolver os objetivos para que foi criada: promover a integração das pessoas seniores, desenvolver a cultura e a interação com as populações.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.