’50 anos, 50 Autores, 50 Obras’ trazem as artes para as comemorações da Revolução dos Cravos

Uma centena de obras, da autoria de meia centena de artistas, vão estar patentes em duas exposições, em Caminha e Vila Praia de Âncora. São trabalhos nas áreas de Desenho, Pintura, Fotografia e Escultura, e fazem parte do conjunto de iniciativas comemorativas dos 50 anos de Abril (1974-2024), que decorrem no concelho até ao final deste ano.  Ambas as mostras são organizadas pelo Lions Clube de Vila Praia de Âncora, contam com a curadoria do pintor Mário Rebelo de Sousa e apoio da Câmara Municipal de Caminha. A primeira exposição “50 Anos, 50 Autores, 50 Obras” é inaugurada já este sábado, na Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora.

Mário Rebelo de Sousa endereçou os convites aos diversos artistas, desafiando-os a apresentar obras que tenham por tema não apenas a Revolução dos Cravos, mas também os 50 anos de Democracia em Portugal. O pintor revela que houve também a preocupação de envolver jovens artistas. São trabalhos destes 50 autores que vão poder ser admirados nas duas mostras. São eles: António Nunes, António Queiroz Aguiar, Belmiro Belém, Cabral Pinto, Carlos Almeida, Carlos Guimarães, Cipriano Oquiniame, Cristina Sardoeira, David Lopes, Domingos Oliveira, Elisabete Leite, Fernanda Araújo, Fernando Barros, Fernando Fernandes, Filipe Fernandes, Isabel Lima, Joana Pinto, João Marrocos, João Miguel, Jorge Simão Meira, José Garcia, José Manuel Marinho, José Maria Fernandes, Laurinda de Brito, Leopoldino Silva, Luís Carvalhido, Luís Morgadinho, Lurdes Rodrigues, Madalena Macedo, Madalena Nevado, Mariana Homem de Mello, Mário da Cruz Rocha, Mário Garrido, Mário Rebelo de Sousa, Mário Rocha, Martina Costa, Miguel Rocha, Monteiro da Silva, Mutes, Noémia Travassos, Olesya Mohosh, Paulo Barreto, Pedro Máximo, Rosalina Santos, Rosário Pedro, Salgado Almeida, Teresa Nunes, Viana Paredes, Vítor Alves e Vítor Ferreira.

Sobre a mostra que vai ser inaugurada sábado, Manuel Amial, o presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, considera tratar-se de uma “emocionante exposição”, e explica, na nota de abertura: “o Lions Clube de Vila Praia de Âncora associa-se às comemorações do 25 de Abril de 1974, passados 50 anos da Revolução que devolveu a liberdade ao Povo Português. Um marco histórico que pôs termo a 48 anos de ditadura em Portugal e que ditou o fim da guerra do Ultramar, que durava desde 1961, após 13 anos de guerra decorridos”.

Nas palavras de Manuel Amial, “celebrar o 25 de Abril é também enaltecer os valores do Regime Democrático então instituído, aprender com os erros cometidos e continuar a construir um País livre e desenvolvido. Ao promover esta exposição de 50 obras e 50 autores para celebrar esta data, com excelente curadoria de Mário rebelo de Sousa, o Lions Clube de Vila Praia de Âncora dá o seu justo contributo para celebrar um dos eventos que moldaram Portugal”.

Entretanto, terça-feira, dia 23 de abril, é inaugurada a segunda mostra, agora no Museu Municipal de Caminha.

Este mês ainda decorrem várias iniciativas, mas as comemorações no concelho de Caminha, como referimos, não ficam pelo mês de abril, acontecendo até ao final de 2024.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.