86.º aniversário do grupo Folclórico das Lavradeiras

O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela celebrou no passado dia 24 de maio, o 86.º aniversário da sua fundação, ao serviço da cultura, folclore e etnografia. Este aniversário ficará, sem dúvida, marcado na memória de cada um dos seus membros, como sendo um aniversário diferente, mas celebrado com a mesma paixão e dedicação, vivida e demonstrada de forma ininterrupta ao longo das mais de oito décadas.

Nos últimos anos, as celebrações dos aniversários contemplaram, entre outras iniciativas, a realização do “FESTIM MEADELA” que no corrente ano, não se realizou, e por isso apresentaram no dia 24 de maio, o teaser de “85 Anos: Retratos de uma História”, espetáculo comemorativo do 85.° aniversário da Associação, que teve lugar no Teatro Sá de Miranda, em maio de 2019.

Das comemorações deste ano, destaca-se no dia 24 de maio, a participação na Eucaristia de domingo das 10h30 (transmitida pela Internet) de um par do Grupo, trajado a rigor, em representação, que habitualmente participa e anima a Eucaristia de aniversário e que este ano não foi possível.

Na homilia, o nosso pároco, Monsenhor Manuel José Vilar, no dia em que a Igreja dedica o dia à Comunicação Social, referiu-se ao Grupo das Lavradeiras da Meadela, como sendo também ele um veículo de comunicação por onde passa, comunicando com as suas danças e cantares e a beleza dos seus trajes e a sua alegria. A beleza desta terra que é a Meadela e Viana do Castelo a todo o país e pelo mundo, terminando agradecendo a presença do jovem par que ali representava todo o Grupo, que gostaria de estar presente.

Com a alegria esfusiante que caracteriza o Folclore da nossa região, o Grupo das Lavradeiras da Meadela já percorreu o país de lés a lés e além-fronteiras, tendo obtido vários prémios e distinções, quer em Portugal, quer no Estrangeiro. Foi galardoado com a “Meadela de Prata de Mérito do Município de Viana do Castelo” pelos altos serviços prestados aquém e além-fronteiras. E conta no seu historial com inúmeros prémios e distinções obtidas, em festivais internacionais.

Fundado numa altura em que a Meadela se caracterizava pela ruralidade, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, ao longo destas mais de oito décadas, em que a freguesia mudou radicalmente, perdendo gradualmente a sua ruralidade e tornando-se numa freguesia citadina desde 1988 e fazendo hoje parte da União de Freguesias de Viana, continua a manter vivas a tradições herdadas dos seus antepassados, apresentando os seus riquíssimos trajes, confecionados artesanalmente, as danças, os cantares, as músicas tradicionais e reposições cénicas relacionadas com a lides agrárias, fazendo jus ao seu próprio nome: “Lavradeiras da Meadela”.

O Grupo é membro efetivo da Federação do Folclore Português e membro fundador Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho. É filiado na INATEL e inscrito no Comité Internacional EUROPEADE. Em 1995 foi considerado uma Instituição de Utilidade Pública pelo Governo Português.

Em 2014, no ano em que completou 80 anos de existência, o Grupo foi galardoado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o título de “Instituição de Mérito” pelos relevantes serviços prestados à cultura popular e etnográfica vianense, sendo o primeiro Grupo de Viana do Castelo a quem foi atribuído esse galardão.

Refira-se ainda que o Grupo tem uma “Escola de Folclore” fundada há 23 anos, que é um verdadeiro alfobre de novos elementos para o Grupo.

Parabéns ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, pela sua brilhante carreira e por mais um aniversário.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.