O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, foi distinguido, no dia 27 de fevereiro, em Paris.
O galardão foi atribuído pelo Instituto do Mundo Lusófono (IMLus) e a cerimónia aconteceu no Salon Ópera do Café de La Paix. No evento participaram diversos nomes de relevo que se destacaram na afirmação e projeção internacional da língua portuguesa e da cultura lusófona.
José Maria Costa destacou a responsabilidade do trabalho desenvolvido pelos autarcas, referindo que as cidades têm, hoje em dia, um papel de destaque na diplomacia, desempenhando uma missão na promoção da cultura, da língua e da economia.
O Instituto do Mundo Lusófono criou os Prémios da Lusofonia 2018 – Prix de la Lusophonie 2018, que distinguiram personalidades de língua portuguesa, qualquer que seja o seu país de origem, tendo destacado personalidades de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde que se notabilizaram nos domínios do desporto, cinema, escultura, literatura, pintura, música, fotografia, investigação, ensino superior, meio empresarial, arquitetura, diplomacia, política e ecologia.
Entre os homenageados, destacaram-se nomes como o futebolista Cristiano Ronaldo; Álvaro Siza Vieira, Lima Duarte e Mia Couto, com Prémio Carreira; José Rodrigues dos Santos, com Prémio Literatura; Judite de Sousa, com Prémio Jornalismo; Salvador Sobral, com Prémio Projeção Internacional; e Fátima Lopes, com Prémio Moda.
O Instituto do Mundo Lusófono é um organismo independente presidido por Isabelle de Oliveira, professora universitária da Sorbonne Paris 3. Foi inaugurado em dezembro de 2017 com o objetivo de impulsionar, dinamizar e apoiar as ações que promovam a afirmação da língua portuguesa, bem como das comunidades lusófonas, em cooperação com as outras línguas e áreas linguísticas.