Jorge Moreno Delgado empossado secretário de Estado

Como meadelenses e vianenses, não podemos deixar de nos congratularmos com a nomeação do Dr. Jorge Moreno Delgado, para o cargo de secretário de Estado das Infraestruturas e Habitação, na última remodelação governamental.

O Dr. Jorge Moreno Delgado nasceu em 1967 na freguesia da Meadela. Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1990. Fez o mestrado em Estruturas de Engenharia Civil, em 1993 e concluiu o doutoramento em Engenharia Civil pela faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 2002, tendo apresentado a tese «avaliação de segurança de estruturas reticuladas com comportamento não linear material e geométricas».

Com um vasto curriculum académico e científico, entre outros foi docente do Instituto Superior de Tecnologia e Gestão IPVC, onde foi membro do Conselho Científico. Exerceu funções de vogal no Conselho de Administração do Metro do Porto e foi presidente não Executivo do Conselho de Administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto; presidente Executivo do Metro do Porto; coautor de várias publicações em revista e livros científicos e técnicos na área das estruturas de Engenharia Civil, com especial destaque para a área da segurança estrutural.

Pela sua vasta formação técnica, pedagógica e humana, e pela sua grande experiência em cargos de Administração auguramos e desejamos, ao Dr. Jorge Moreno Delgado, uma profícua ação no exigente cargo governamental, em que foi investido.

“O Pingo Doce da Meadela”

No passado dia 08 de março abriu, na Meadela, o hipermercado Pingo Doce, situado na rua do Ameal, numa zona urbanizada, paralela à variante de ligação da A28 à cidade de Viana do Castelo, com saída na designada “Rotunda da Papanata”, com outros fáceis acessos de e para várias direções. Pode dizer-se que a loja está bem situada.

O projeto do arquiteto meadelense, Cristiano Costa, em coautoria com o arquiteto Coutinhas, procurou, para o edifício, uma arquitetura, particularmente sóbria, em especial no lado da Rua do Ameal, a fim de o integrar harmoniosamente no contexto urbano em que se insere, nomeadamente com a proximidade da antiquíssima e bela “Quinta do Ameal” – «Turismo de Habitação».

Estão pois de parabéns os arquitetos responsáveis pela arquitetura da nova superfície comercial, pelo projeto e arranjo urbanístico envolvente, que não agride nenhum dos aspetos da paisagem envolvente.

Entretanto, como foi referido em entrevista concedida pelo arquiteto Cristiano Costa, em 2018, que o projeto contemplou a requalificação dos arruamentos envolventes, com particular saliência para a construção de uma rotunda «em curso» no designado “cruzamento do Continente” que vai dar lugar a uma ampla rotunda em forma oval, que colocará fim a um dos mais arreliadores cruzamentos à entrada da cidade e que muito vai facilitar a fluidez do trânsito automóvel e a circulação de peões, trânsito de e para a cidade, dado que a rotunda fica na Rua de S. Vicente «ex. estrada nacional 202» que liga Viana do Castelo a Ponte de Lima, pela Meadela.

O novo hipermercado envolveu uma área de cerca de 2.300m2 e representou um investimento de um milhão de euros, criando 45 novos postos de trabalho diretos, facto que importa registar.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.