O Município de Viana do Castelo apresentou aquele que é tido como o primeiro carimbo institucional dedicado ao Caminho Português pela Costa. Este regista a imagem do Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa (Hospital Velho, na Praça da Erva).
A iniciativa foi promovida pela escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, tendo contado com estudantes do Centro Integrado de Formação Profissional (CIFP) Carlos Oroza, de Pontevedra. Daqui marcaram presença 120. Os restantes 60 eram de Viana do Castelo, Coimbra e Lamego.
O carimbo apresenta um desenho da fachada do Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, instalado no Hospital Velho, imóvel do século XV que chegou a ser albergue de peregrinos e que hoje é também um espaço de acolhimento para estes, apresentando ainda a concha e a cruz de Santiago.
No final do percurso de uma dúzia de quilómetros entre Castelo de Neiva e o Centro Interpretativo, foi lançado o Menu do Peregrino, uma iniciativa da escola de hotelaria e turismo vianense.
O desafio de conceção foi lançado pela autarquia e o menu estará disponível, a partir de abril, no restaurante pedagógico da escola de hotelaria, por um preço de 8,5 euros. Pensado, como referiram a vereadora Maria José Guerreiro e as responsáveis da escola, em termos calóricos, para quem faz o caminho, contempla três opções como prato principal, sendo uma delas vegetariana.