O programa geral da Romaria de Nossa Senhora d’ Agonia de 2019, que se realiza em Viana do Castelo, de 16 a 20 de agosto, foi apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa, a cinco meses da festa, o que acontece pela primeira vez nos moldes da organização atual.
A alteração na antecedência com que o programa da Romaria é revelado é justificada pela comissão de festas com as “imensas solicitações” que todos os anos recebe, sobretudo de quem vive no estrangeiro e necessita de planear a viagem ao Alto Minho.
“A partir deste momento já podem consultar o programa, sabem tudo o que se vai passar e quando. Podem planear a viagem à vontade”, explicou António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’ Agonia.
Com esta alteração, a apresentação do programa deixa de ter a anterior base provisória e passa a definitivo, vários meses antes: “Permite-nos também uma gestão mais eficiente, eficaz e profissional de todos os aspetos de uma festa que se quer sempre moderna, dentro da tradição”.
Em 2019, devido ao calendário, a festa prolonga-se por cinco dias, de sexta a terça-feira (16 a 20 de agosto), o que obriga a “alguma imaginação” na programação. Desde logo com quatro noites de fogo de artifício, mantendo o Cortejo Histórico-etnográfico no sábado, a Procissão Solene no domingo à tarde ou a tradicional Procissão ao Mar e ao Rio na terça-feira, o último dia da festa.
Outra das novidades do programa geral prende-se com o primeiro grande desfile da festa deste ano. Comprovado o sucesso da alteração do horário do Desfile da Mordomia, que se passou a realizar à tarde, essa modificação mantém-se este ano, com a saída agendada para as 16h de sexta-feira (16 de agosto), do antigo Governo Civil. Contudo, a novidade deste ano consistirá nos cumprimentos à edilidade da parte da manhã, que é a essência do próprio desfile, conforme dita a tradição.
“Para conferir maior dinamismo ao desfile e rigor ao momento dos cumprimentos, vamos fazê-los da parte da manhã, na Câmara Municipal e no fim do desfile ao Bispo da Diocese de Viana, D. Anacleto Oliveira. Isso tornará o desfile, pelas ruas da cidade, mais fluido e sem paragens até ao Largo de São Domingos”, explicou António Cruz.
CARTAZ SEM TEMA OBRIGATÓRIO
A comissão de festas da Romaria decidiu, este ano, não colocar qualquer tema obrigatório para a elaboração do curso do cartaz da festa de 2019, cujo concurso, nacional e internacional, decorre até 30 de abril.
O regulamento do concurso deste ano, já disponível no site da Vianafestas, (www.vianafestas.com), define apenas que visa “selecionar um cartaz original que divulgue a Romaria Sra. d’ Agonia a nível Nacional e Internacional”, sendo aberto a “todos os interessados que desejem concorrer quer individualmente, quer em equipas”.
Este concurso está aberto até às 17h do dia 30 de abril e cada concorrente pode apresentar até duas propostas de cartaz.