No último dia 17, a paróquia de Monserrate realizou a festa em honra de São José, com uma Eucaristia celebrada pelo padre Vasco Gonçalves, auxiliado pelo reitor do Seminário Diocesano, José Gomes.
Na homilia fez-se referência a todos os pais, recordando os que já partiram e, aos presentes, foi oferecida uma pagela alusiva ao Dia do Pai.
A igreja estava cheia de fiéis e devotos deste Santo e não faltaram os representantes camarários, nomeadamente os vereadores Carlota Borges e Ricardo Carvalhido, o Capitão do Porto de Mar e o representante da União das Juntas de Freguesia, António Bastos.
Vários Josés de Monserrate marcaram presença e posicionaram-se no Altar-Mor. Parabéns a todos eles, em especial ao senhor José da Veiga, que como é habitual levou a bandeira de São José, uma vez que participa na celebração há cerca de 73 anos, tendo criado o grupo, em 1956.
Para além dos Josés estiveram presentes os Escuteiros e Guias da paróquia, assim como o Grupo do Apostolado do Mar, com os trajes tradicionais da Ribeira e estandartes.
Após a Eucaristia realizou-se a tradicional procissão, percorrendo as ruas e artérias ribeirinhas com os andores de São José, Nossa Senhora de Monserrate e o Frei Bartolomeu dos Mártires. O grupo deslocou-se até junto do Cais e aí foram benzidos os barcos e o mar, na presença do Santíssimo Sacramento. A acompanhar esteve a Fanfarra de Barroselas.
Na terça-feira, dia 19, realizou-se também uma Eucaristia Solene, presidida pelo padre Vasco Gonçalves, que destacou, na homilia, a ternura e o amor deste chefe da Sagrada Família.
Amaro Correia