Durante a semana da Quaresma, em todos os domingos à tarde, realiza-se a Via Sacra, na Avenida da Igreja, com o imponente andor do Senhor dos Passos a ser transportado para acompanhar a Via Sacra, nas 14 cruzes que para o efeito foram ornamentadas com tarjas roxas.
Tal como na Páscoa, os atos litúrgicos e as manifestações religiosas são sempre muito participados.
Quando o tempo está de chuva estes atos religiosos realizam-se dentro da igreja, mas como tem estado sempre dias de Sol realizam-na Avenida.
Terra de Futebolista e Músicos
Ao longo de dezenas de anos, até aos dias de hoje, Vila Fria sempre teve inúmeros praticantes de futebol, já em 1926, no largo do Monte da Ola, a Junta de Freguesia concedeu licença para fazer um Campo de Futebol (Vila Fria A Terra e Gente de Pe. Dr. Alípio Torres).
Desde essa longínqua data foram muitos os praticantes que passaram por Vila Fria, hoje felizmente com outras condições, para a prática desportiva de uma modalidade que sempre entusiasmou a nossa juventude.
Tivemos grandes atletas que jogaram em clubes e disputaram os campeonatos nacionais de futebol. Esse entusiamo mantêm-se embora seja imprescindível, a remodelação das instalações e sobretudo o arrelvamento do campo. Os tempos são outros e os atletas e praticantes procuram clubes que ofereçam melhores condições para a prática desportiva. Sabemos que a Direção do Clube Vila Fria 1980 e a Junta de Freguesia têm reunido com os vereadores da Câmara Municipal para que este melhoramento seja uma realidade.
Recordamos que neste campo as velhas guardas do Futebol Club do Porto, em 1972, disputaram um jogo. Nomes míticos na época participaram nesse jogo, recordo o Barrigana entre muitos outros.
Mas Vila Fria não é só futebol, também a música tem apaixonado muitos jovens. Temos licenciados, maestros, professores, executantes em diversos instrumentos, tocadores de concertina, de bombos, grupo das janeiras.
Como agrupamentos, temos dois grupos folclóricos, o Grupo de Bombos e diversos DJ.
Recentemente foi criado um Grupo Musical constituído por 12 elementos, “Os Amigos da Concertina de Mazarefes e Vila Fria”, com bastante projeção, tendo atuado em muitas localidade, sobretudo no Norte. Temos assistido a alguns espetáculos com muito agrado, nomeadamente nas festas da Senhora da Agonia, no Coreto do Jardim, em frente à Marina, com inúmero público a assistir.
Parabéns ao novo grupo musical pelo seu contributo para a divulgação da música portuguesa e da nossa terra Vila Fria. Desejamos-lhes as maiores felicidade e êxitos musicais.
Falecimentos
No passado dia 16 de março de 2019, faleceu Cecília Alves Ferreira Sampaio, com 85 anos de idade, nascida a 18 de maio de 1932, casada com José Sampaio Martins, doméstica, reformada, natural de Vila Fria e residente no Monte da Ola, na Quelha dos Ferreiras em Vila Fria.
Foi a sepultar no cemitério de Vila Fria.
No passado dia 19 de março, faleceu inesperadamente José António Lomba Rodrigues, com 32 anos de idade, nascido a 10 de abril de 1986, residente em Darque, veio a sepultar em Vila Fria. A sua família é oriunda do lugar de Sabariz, onde habitam seus avós.
No passado dia 20 de março, faleceu Maria do Céu Alves Ferreira, viúva de Casimiro Pereira Lima, com 91 anos de idade, natural e residente no lugar do Monte da Ola, Rua das Cotovias, doméstica reformada, foi a sepultar no cemitério de Vila Fria.
Aos familiares deixamos os nossos sentidos pêsames.