“Muita gente pequena, a fazer coisas pequenas em lugares pequenos, pode mudar o Mundo”

Esta curta mensagem, ponto fulcral do evento a que tivemos oportunidade de assistir é uma afirmação de esperança no futuro. Na verdade, a gente pequena de hoje poderá mudar o Mundo, se lhe forem facultados meios e oportunidades para que possam protagonizar o passo tão necessário, com os olhos postos na sustentabilidade do planeta que habitamos. E ficamos convictos de que isso está a acontecer, depois de assistirmos ao evento que passamos a abordar.

No âmbito do projeto “Crianças e Jovens-Cidadãos, hoje!”, realizou-se no dia 03 de abril, nas instalações da Escola Básica de Perre e no Salão Paroquial, o VIII Congresso desta louvável iniciativa que envolveu cerca de 500 crianças do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, no qual Perre se integra, tal como Outeiro, Nogueira, Cardielos, Sta. Marta de Portuzelo e Meadela.

Estiveram presentes e usaram da palavra neste VIII Congresso, logo a seguir à coordenadora local professora Regina Correia, a Sra. vereadora do Pelouro da Cultura, o Sr. presidente do Conselho Executivo da CONFAP, e a Sra. diretora do Agrupamento. Presente esteve também a Junta de Freguesia de Perre, representada pelo seu presidente e pela sua secretária.

Na altura da respetiva intervenção, o Sr. presidente da CONFAP procedeu à entrega dos Selos “Escola Amiga da Criança”, correspondentes às menções honrosas obtidas na 1ª edição do concurso com o mesmo nome (referente a 2018), com o Projeto dos Departamentos da Educação Pré-Escolar e do 1º. CEB do Agrupamento Pintor José de Brito, VII Congresso “Crianças e Jovens-Cidadãos, Hoje!” e com o Projeto “Folclore na Escola”, da EB de Sta. Marta de Portuzelo.

Os trabalhos desenvolveram-se com agradável sequência, perante um palco e uma plateia plenos de juvenis participantes que se revezavam, e cujos comportamento e participação foram dignos de realce. No Salão Paroquial sucederam-se pequenas apresentações de trabalhos educativos e pedagógicos realizados ao longo do ano letivo no desenvolvimento da temática “Sustentabilidade”, enquanto nas diversas salas de aula do Centro Escolar, outros grupos refletiam sobre problemáticas associadas à grande temática estudada (reciclagem, florestação, água e animais em vias de extinção), tarefa essa orientada por elementos das comunidades locais.

No espaço habitualmente utilizado para exposições temporárias da Escola, esteve presente uma série de trabalhos alusivos, da autoria do Centro Escolar de Perre, que, através da conjugação de esforços entre a Escola, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, serão também apresentados em Viana do Castelo, nos Paços do Concelho, na próxima sexta-feira dia 12, com abertura prevista para as 21horas. Estes trabalhos, com base na temática proposta, tocaram em várias áreas de interesse, a exemplo da História, da Geografia, da Botânica ou da vida animal. E houve até um espaço para o humor tão enraizado em Perre, presente na afirmação “Perre, Paris e Londres”…

Nunca é demais realçar a importância destas iniciativas, perante a ausência de decisões num mundo com a atenção principalmente concentrada nos problemas de índole económica, em detrimento dos perigos de insustentabilidade da vida tal qual hoje a vivemos. Preocupados com a insensatez de certos políticos que abordam estas questões com profundo alheamento dos avisos da ciência, resta-nos a esperança nos homens e mulheres de amanhã, se assim soubermos despertá-los para tão candentes problemas.

Sobre esta matéria e pelo que nos foi dado observar neste evento que ocorreu em Perre, ficamos com a certeza que é esse o caminho escolhido pelo Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, ao qual o Centro Escolar de Perre está vinculado.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.