Zeca Afonso…inalou-se o perfume de uma geração

Em 23 de fevereiro de 1980 o Zeca Afonso deu um concerto na SIRC, Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, que excedeu largamente a sua lotação.

No passado sábado, 06 de abril, passados 39 anos, precisamente no ano do 90º aniversário do nascimento de José Afonso e do 45º da revolução dos cravos, foi-lhe prestado um grande tributo, justamente, no mesmo local do concerto de 1980 e com a moldura humana de assistência igual ao mesmo, pois a lotação desde longa data e rapidamente se esgotou.

O tributo foi apresentado pelo José Moças, mentor do mesmo, que fez questão de apresentar Manuel Mina como o fiel depositário do espólio do concerto de 1980, o que possibilitou esta sessão cultural que abarcou duas partes distintas. A primeira constou do lançamento do livro “José Afonso ao vivo”, da autoria de Adelino Gomes e a segunda de um concerto dado pelo João Afonso, sobrinho do Zeca, e pelo Luís Pastor, da vizinha Galiza, os quais interpretaram, na sua maioria, temas do “nosso” Zeca Afonso.

É um dado adquirido que o concerto de 1980 ficou para a história não só da SIRC, como para a da própria freguesia de Carreço.

Estamos certos que esta manifestação de apreço ao Zeca Afonso ficará igualmente não só pelo seu conteúdo, mas também pela forma expressiva e quantitativa dos que nela participaram.

CAMINHADA

Integrada na Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município de Viana do Castelo, vai realiza-se a quarta Caminhada “Passos de Memória” do ano de 2019, no próximo dia 13 de abril, sábado, com a designação de TRILHO DA CHÃO | PR8.

Esta caminhada terá lugar na Serra de Santa Luzia/Carreço, concelho de Viana do Castelo por onde pode contemplar toda riqueza ecológica, paisagística e cultural da Freguesia de Carreço. A partida far-se-á na SIRC – Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, passando pelos pontos de interesse: Capela de S. Sebastião, Laje da Churra, Caminho da Costa de Paçô, Miradouro das Placas (Afife), Cruzamento da Pereirada, Planalto da Chão, Talefe ou Gurita de Couçe, Casa Florestal da Fonte Louçã, Gravuras Rupestres, Alto do Mior ou das Bandeiras, Caminho da Costa de Carreço, Capela de S. Paio, Campo da Cal, Igreja Paroquial e terminando na SIRC.

Mais informação sobre a Caminhada TRILHO DA CHÃO|PR8, em: (https://www.cm-viana-castelo.pt/pt/agenda-cultural/caminhada-passos-de-memoria-2019-mar).

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.