Há muitos anos que em junho e finais de julho se realizam as festas anuais em honra de São João, na Capela de Santo Amaro, em Sabariz, e na igreja Paroquial, em honra do padroeiro São Martinho, Santo António e Senhora dos Emigrantes.
Para o efeito, as diversas Comissões de Festas, de São João e São Martinho, para além do tradicional peditório de porta em porta, o que embeleza e anima muito a freguesia porquanto os festeiros vestem os seus uniformes confecionados para o efeito, onde se identifica o ano e a festividade. Nessa passagem fazem-se acompanhar de músicos, animam a freguesia e os diversos locais percorridos, incorporando-se na peregrinação a Santa Luzia, na Procissão de Velas no dia 12 de maio, na feira Medieval em Viana do Castelo e nas festividades anuais da freguesia.
Em paralelo com esta iniciativa, realçamos os muitos encontros gastronómicos ao longo do ano, animados com música ao vivo, as viagens popularmente denominados passeios, sempre muito concorridos, criam uma dinâmica de solidariedade e empatia na população da freguesia, digna de ser realçada.
Esperamos que estas tradições se mantenham e que a nossa identidade seja preservada por muitos e longos anos.
Apelamos aos mais jovens para serem solidários e que preservem este legado.
Domingo de Ramos
Com o aproximar da Páscoa, nota-se na freguesia um frenesim, para engalanar as casas, limpar as ruas, embelezar a envolvência, a Avenida da Igreja onde se situam as cruzes para a via-sacra está devidamente ornamentada com especial destaque para os ramos de oliveira afixados a suportes ao longo de toda a Avenida desde o Cruzeiro até à igreja. De realçar a liderança, a motivação e o entusiasmo com que a Ana Marques, o Abel Marques, e outros têm dedicado à festa da Páscoa, nomeadamente na ornamentação da Avenida, bem haja e que a motivação nunca lhes falte e esmoreça para bem da nossa paróquia.
Para memória futura a Ana Marques registou, em álbum fotográfico, a Via Sacra realizada na Avenida da Igreja, sempre muito participada pela população de Vila Fria.