A ARPB-Associação de Reformados e Pensionistas de Barroselas vai celebrar o seu 10º aniversário no próximo dia 28 de abril.
Nascida em 17 de abril de 2009, rapidamente ganhou alma e proporcionou momentos de lazer e entretenimento aos seus frequentadores e associados.
O seu lema e o seu espírito é fazer da vida, até ao limite, uma oportunidade de alegria e juventude através de um envelhecimento ativo.
Presentemente a ARPB, presidida por Sérgio Gonçalves, com mais de quatrocentos inscritos, desenvolve um leque de atividades variado, a saber sala de convívio; jogos populares de verão; danças de salão; ginástica Pilates, Yoga e Desenvolvimento cognitivo; animação teatral e um Grupo de Cantares.
Paralelamente é desenvolvido um projeto especial, “Combate à Solidão”, onde equipas de reformados visitam os associados que, por um motivo ou outro, não possuem mobilidade suficiente para se deslocarem até à sede da associação.
Com início em janeiro de 2018 e termo no aniversário da ARPB, 28 de abril, desenvolve-se o projeto “Bem-Fazer África”. Aqui as reformadas, com muito entusiasmo e muito carinho, e muita canseira também, dedicaram-se à confeção de peças de vestuário com destino às crianças carenciadas das Missões das Irmãs Teresianas e Padres Passionistas em Angola e S. Tomé e Príncipe. Este projeto foi desenvolvido com a ajuda de algumas empresas da região através do fornecimento de matéria-prima e máquinas de costura.
A marcar este 10º aniversário a ARPB vai inaugurar duas valências importantes para a Associação e toda a região: Uma Secção de Museu dedicada ao Vale do Neiva, em geral, e a Barroselas, em particular, sendo recolhidas e expostas peças em tecido ou ferramentas ancestrais que ficarão à disposição do público. E ainda uma Biblioteca dedicada também ao Vale do Neiva, que pretende fazer a recolha de todas as obras de autores do Vale do Neiva e dos autores que se dedicaram a esta região.
Esta Biblioteca é também uma homenagem a Costa Freitas, Frade Franciscano e Filósofo, filho de Barroselas onde está sepultado, tendo falecido em 2010. Costa Freitas desenvolveu a sua atividade profissional principalmente na Universidade Católica em Lisboa.
O almoço deste aniversário especial e as atividades inerentes desenrolar-se-á numa tenda alugada para o efeito e montada no terreiro da antiga Escola dos Rapazes que serve de sede a esta instituição.