A ação “Santa Marta Limpa” decorreu no pretérito dia 06 e teve a colaboração de 25 voluntários, que utilizaram cinco máquinas e três tratores.
Foi feita a limpeza de seis ruas, num total de 5,7 km de via, correspondentes a cerca de 11 km de bermas e valetas. Deram também o seu apoio, Arieira-Materiais de Construção, Quinta do Carvalho, Padaria do Souto, Restaurante Camelo e SMSBVC.
Trata-se de uma louvável iniciativa da Junta de Freguesia, iniciada há vários anos, que apela ao espírito comunitário, convidando os residentes à partilha de tarefas, numa ação cujo interesse público supera qualquer apreciação polémica, pois está em causa tornar mais fácil e menos dispendioso um objetivo de interesse geral, que os diferentes executivos da autarquia vêm satisfazendo, desde que assumiram essa responsabilidade.
De facto, e olhando o urbanismo da perspetiva do facto social que é, a limpeza constitui um dos requisitos da dignidade dos espaços que desaguam ou circundam as habitações, e o terem os seus proprietários direito a ela não os inibe à cooperação.
E nesta quadra, o que importa é que, não obstante realidades diferentes, freguesia e paróquia confundem-se, e a verdade é que toda a área é percorrida pelo compasso, num ambiente de muita alegria e beleza, em que a maioria dos cristãos católicos quer receber a Cruz de Cristo, nestes dias olhada e venerada de modo diferente.