Melgaço acolhe de hoje até ao próximo domingo a Festa do Alvarinho e do Fumeiro com a presença de 31 produtores. Este ano comemora as bodas de prata.
A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço (FAFM) começou, em 1995, por se apresentar como uma mostra de produtos locais para as populações locais. Com o passar dos anos e como os dados demonstram inequivocamente, a FAFM tornou-se numa festa reconhecida a nível nacional. Não espanta, portanto, quem em 2009 o Turismo de Portugal, tenha reconhecido o seu Interesse para o Turismo.
Produtores de alvarinho e de fumeiro da sub-região Monção Melgaço marcam presença na Festa. Graças a uma promoção adequada ao evento e a algumas parcerias importantes, a FAFM é hoje um evento incontornável das festas gastronómicas do país, atraindo pessoas dos diversos pontos do território nacional e também um grande número de espanhóis, sobretudo da vizinha Galiza.
A Festa começa às 10 horas e inclui uma inauguração às 19 horas, com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Santos.