Festa da Páscoa junta comunidade do Vale do Neiva

Em Barroselas, as festas da Páscoa tiveram relevante significado, porque começaram no sábado de Ramos, na igreja dos Missionários Passionistas, com um espetáculo musical encenado pelo grupo de Jovens “Pégadas na Areia”, que se dedica inteiramente a músicas de caráter religioso, dirigido por Joel Maciel (filho).

Assim, com instrumentos, cânticos e encenação, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, foi mostrada aos presentes, naquele estrado, montado para ao efeito, na capela-mor do templo, podendo dizer-se, que foi uma noite de arte e de significado religioso.

No domingo e segunda-feira de Páscoa, saiu o Compasso, com duas cruzes, uma ladeada pelo pároco padre Manuel Passos Silva e outra pelo passionista padre Nuno Ventura. Os mordomos, que em Barroselas, se designam de “priores”, foram da parte de Cima, o chefe do Agrupamento dos Escuteiros, Ezequiel Silva Taveira e da parte de baixo, José Maria Portela.

Nos dois dias, a Banda Escuteiros de Barroselas, acompanhou a comitiva pascal.

Junta de Vila de Punhe

A Junta de Freguesia de Vila de Punhe recebeu, na manhã de segunda-feira de Páscoa, o compasso pascal. O convite que a autarquia fizera à população mereceu, desta, aceitação, pois o salão nobre da Junta ficou repleto de vilapunhenses para receberem o Cristo ressuscitado.

Assim, e mais uma vez, é aqui renovado este compromisso de assumir a defesa da tradição pascal e de oferecer a oportunidade de se partilhar o significado da Ressurreição.

A receção do compasso pascal concretizou-se num espaço que recebeu obras de recuperação e de beneficiação nas últimas semanas. À vista de todos está agora o excelente resultado dos trabalhos de limpeza e impermeabilização do telhado, de reboco e pintura das paredes exteriores e dos muros de vedação do recinto, de limpeza da cantaria, em granito, das portas e janelas.

Também, a colocação de uma nova caixilharia, em alumínio, nas janelas e o restauro das duas portas vieram melhorar o conforto térmico e acústico no interior do edifício que em nada alterou a traça original da antiga escola primária. Foi, igualmente, substituída a sinalética identificativa da sede da Junta por uma em inox. Seguir-se-á, agora, a construção, nas traseiras da sede da Junta, do Museu do Mel e do Caulino, o que vai aumentar a oferta cultural disponível.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.