De 17 a 19 de maio, Viana do Castelo e Caminha acolhem a final dos campeonatos nacionais escolares das modalidades náuticas. No total, participam 500 atletas de todo o Portugal Continental.
O evento foi apresentado no Centro de Mar, a bordo do navio Gil Eanes e contou com a presença do vereador do Desporto da Câmara de Viana do Castelo, Vítor Lemos, do vereador do Desporto e Juventude da Câmara de Caminha, Rui Lages, do coordenador nacional do Desporto Escolar, Rui Carvalho e da responsável local pela organização do encontro, a professora Teresa Albuquerque.
“É na escola que se começa. Quando se olha para as seleções nacionais vê-se que a maioria dos atletas participantes começam nas escolas”, referia o coordenador. Rui Carvalho sublinhava o caráter inovador da iniciativa que se realiza pela primeira vez nesta região. “Estes concelhos trabalham muito bem em várias áreas, desde a educação ao desporto”, acentuava.
O vereador caminhense enaltecia o virtuosismo da iniciativa. “Esta parceria é virtuosa, pois envolve o Ministério da Educação, as autarquias e os clubes e associações”, referia Rui Lages.
Para Vítor Lemos a escolha do Ministério da Educação vem “dar ânimo aos projetos desenvolvidos nas escolas”.
As modalidades de canoagem, surf e vela terão lugar em Viana do Castelo e as finais do remo em Caminha.
A prova é organizada pela divisão de Desporto Escolar da Direção-Geral da Educação e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, e conta com o apoio das Câmaras Municipais de Viana do Castelo e Caminha, bem como do Darque Kayak Clube (DKC), Viana Remadores do Lima (VRL), Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC), Surf Clube de Viana (SCV) e Sporting Club Caminhense (SCC).