Potencialidades e lacunas da União Europeia em debate

A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal foi palco da Sessão Pública Cidadã, integrada no Fórum “A Europa no Futuro da Democracia”, organizada pelo Fórum Demos, num momento que se assumiu como um debate sobre as potencialidades e as lacunas da União Europeia.
A sessão decorreu no último sábado e teve a presença de Seixas da Costa, antigo embaixador, Sofia Oliveira, professora na Escola de Direito da Universidade do Minho, Renato Janine Ribeiro, professor de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo. José M. Costa, chefe do município vianense, também marcou presença.

O debate foi aberto à participação dos cidadãos, resultando numa discussão sobre os pontos fortes e fracos da União Europeia. Sofia Oliveira considerou que as questões sociais são uma das principais lacunas, para a qual os países membros ainda não encontraram solução.

Seixas da Costa referiu que, apesar de a Europa ser desenvolvida e um ator internacional fundamental, “há um certo egoísmo nacional e muitas dessas questões sociais são, muitas vezes, vistas como questões nacionais de um determinado país”.

Na sessão, foi apresentado o livro “O 25 de Abril no Futuro da Democracia”, de Álvaro Vasconcelos, antigo director do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia. Nele defende que “o objetivo da revolução democrática portuguesa, a procura da combinação entre democracia e justiça social, está no centro dos debates de hoje.”

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.