5.º concurso de produtos da terra e apresentação do cartaz

A 5.ª edição do Concurso “Produtos da Terra”, promovido pela Junta de Freguesia, no dia 12, revelou-se mais um sucesso.

Esta iniciativa vem em crescendo, já que aumentou o trabalho do júri, com a apresentação de 20 concorrentes, com um total de 41 produtos, distribuídos por nove vinhos brancos e igual número de tintos; 12 chouriços; oito presuntos e três broas.

Após análise responsável e séria, foi ordenada a classificação final, cujos resultados seguidamente se transcrevem.

Na broa: 1º Paulo Amorim; 2º Manuel Negrão Antunes; 3º Cecília Mesquita.
No presunto: 1.º Rosa Oliveira; 2.º António Louro; 3.º Paulo Amorim.

No chouriço: 1.º Marta Paredes Silva; 2.º Rosa Oliveira; 3.º António Louro.

No vinho branco: 1.º Rogério Costa; 2.º Pedro Gama A; 3.º Pedro Gama C.
No vinho tinto: 1.º António Louro; 2.º João Alberto Araújo; 3.º Rogério Costa.

O júri foi constituído por 11 personalidades, representando as várias áreas e produtos a concurso, que considerou ter havido melhoria na qualidade, face aos anos anteriores. Da articulação dos resultados e seus produtores, conclui-se haver casas onde valerá a pena merendar. E assim é: sempre tiveram muita qualidade, em Santa Marta, todos estes produtos, desde os vinhos brancos (sobretudo saídos da correta combinação das castas loureiro e trajadura), para acompanhar chouriço e presunto, de bons fumeiros e boa cura, degustados com broa de milho, que cozida em forno a lenha se torna irresistível.

Mas também é famoso o nosso arroz-doce, pelo que bem andou o executivo, ao incluir no programa, sob orientação da D. Ana Maria e colaboração das guias, um workshop de divulgação da arte da sua confeção, já que se trata de deliciosa iguaria, que por aqui disputa as preferências com o leite-creme. A verdade é que, ao brio dos nossos lavradores, em possuírem salgadeiras e fumeiros de qualidade, sempre responderam as donas de casa com o arroz-doce e leite-creme de “comer e chorar por mais”. Parece-nos, permita-se-nos a sugestão, que uma feirinha naquele aprazível espaço viria enobrecer a iniciativa e ajudar a uma maior divulgação. Parabéns a todos quantos se apresentaram neste singular evento, com uma menção especial aos vencedores.

‘CHEIRA’ A ROMARIA
Um dos melhores eventos que a Comissão de Festas da Romaria de Santa Marta de Portuzelo promove, desde há vários anos, vai ocorrer já no próximo sábado, dia 25, a partir das 21h30, no adro da igreja paroquial. É a apresentação do cartaz das festas do corrente ano e a divulgação do seu programa. Insere-se num espetáculo de teatro de revista, saído da imaginação de Cristóvão Siano e encenado por Ricardo Afonso, sendo representado por artistas que estiveram em cena na peça “SÓ HÁ UMA REVISTA EM SANTA MARTA – ESTA E MAIS NENHUMA”. Se tem curiosidade em saber o bom que o segundo fim de semana de agosto tem para lhe oferecer e se gosta de uma noite diferente, mas bem passada, recheada de hilariantes momentos de boa disposição, não pense duas vezes: jante mais cedo e compareça.

À sua espera bons momentos, com “São Vidas e Vidinhas”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.