Mulher de Castelo do Neiva participa em filme

Maria José Neto é uma das 14 mulheres que participa no documentário “Mulheres do meu país”, de Raquel Freire. Ontem, dia 04, foi exibido no Teatro Sá de Miranda e contou com a presença da pescadora de Castelo do Neiva.

O documentário inicia com as imagens daquela freguesia vianense e o testemunho de Maria José Neto, que se intitula como “a primeira mulher de Castelo do Neiva a trabalhar como pescadora”. Maria José Neto relata que casou com 17 anos e que passa 24 horas com o marido, quando em 2005 decidiu enveredar por uma profissão no mar. Em 2017 fundou a Associação de Armadores de Castelo do Neiva.

O autarca vianense agradecia a oportunidade aos autores do documentário de mostra Viana do Castelo. José Maria Costa pedia a maior participação das mulheres na política. “Que possamos ter mais mulheres em outras atividades, começando pela política”, referia.

Na apresentação deveria marcar presença a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, mas devido ao Luto Nacional, decretado pela morte de Agustina Bessa-Luís, os membros do Governo não poderiam participar em sessões oficiais. Em substituição esteve Albano Rosa Faria, que explicava: “Foram eleitas 14 mulheres que ultrapassaram as suas dificuldades”. Acrescentando que “o filme é um documento de análise”.

“Mulheres do meu país” é um filme que presta homenagem aos múltiplos retratos das mulheres. São histórias de resistência e de afirmação de 14 protagonistas.

O filme conta com o apoio da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e ilustra a visão intersecional da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal mais Igual.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.