Na manhã do passado domingo, dia 02 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, esteve na nossa freguesia para a inauguração da rede de saneamento. Ainda que, em Mazarefes, a rede não esteja concluída, o autarca assumiu que o concelho de Viana do Castelo está a viver uma “verdadeira revolução” com os investimentos em curso na ampliação das redes de água e saneamento, contando, neste momento, com 10 milhões de euros de investimento nos sistemas em alta e em baixa.
É intenção da autarquia que o concelho se desenvolva de forma harmoniosa, o que justifica o grande investimento feito nas redes de água e saneamento, assumindo que, em 2021, vão “dar o salto na qualidade de vida das populações”.
Em Mazarefes, o presidente da Câmara e o executivo inaugurou a empreitada que criou 6,4 quilómetros de redes, permitindo que 223 fogos se possam ligar à rede de saneamento, num investimento de 1,068 milhões de euros nas duas fases da obra. Manuel Barreto, presidente da União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, indicou que esta foi uma “grande etapa” que veio beneficiar a população.
A obra, promovida pelos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), integrou o projeto de Rede de Drenagem de águas residuais em Castelo do Neiva, Chafé, Deão, Mazarefes, S. Romão do Neiva e Vila Fria, sendo apoiada pelo Fundo de Coesão da União Europeia.
O objetivo principal da empreitada foi o fecho de sistemas de saneamento de águas residuais, através do fecho de sistemas de SAR, para otimização da capacidade instalada e aumento da adesão ao serviço, por parte dos SMSBVC.
As cerca de meia centena de pessoas que se reuniram junto à Capela de Nossa Senhora das Boas Novas, associaram-se à congratulação pelo objetivo já alcançado, porém será de valorizar que a restante freguesia não fique esquecida, aguardando-se com expetativa a conclusão definitiva da rede que sirva a totalidade do território de Mazarefes.
Fotos: Arménio Belo