O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que até 2021 o Governo vai investir mais de dois milhões de euros em infraestruturas e equipamentos para as forças e serviços de segurança do distrito de Viana do Castelo.
O governante, que falava nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, na semana passada, no final de uma reunião do Roteiro MAI, com os 10 presidentes de Câmara que integram a CIM do Alto Minho, as forças de segurança e a Proteção Civil, referiu que, daquele montante, o investimento “fundamental” será na PSP, com uma verba superior a 1,3 milhões de euros.
Na GNR o investimento será superior a 709 mil euros. O ministro apontou como “mais significativas”, as intervenções de reabilitação dos postos territoriais de São Julião de Freixo, em Ponte de Lima (400 mil euros), e de Vila Nova de Cerveira (mais de 125 mil euros). No conjunto de investimentos já concluídos, integra-se a substituição de coberturas e reparações diversas no Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, num valor superior a 184 mil euros.
Já a PSP viu ser concretizado um investimento de mais de 121 mil euros na primeira fase as obras de reabilitação de coberturas, fachadas e caixilharias do comando distrital, situado na Rua de Aveiro. em Viana do Castelo.
A segunda fase, de reabilitação de interiores, prevê um investimento de mais de 1,2 milhões de euros, mas sem especificar data para o início da empreitada.