A 31 de maio foram muitos os amigos que marcaram presença na homenagem a Alberto Gomes, que assinalava os 120 anos de nascimento do músico.
A apresentação da cerimónia ficou a cargo de Euclides Rios, que apresentava o homenageado como “cidadão prestimoso e impoluto, servidor esmerado das comunidades a que pertenceu, tanto que Viana do Castelo honrou-o com o título honorífico de cidadão de mérito”.
O poema sinfónico “ALA! ALA ARRIBA” foi interpretado pela Orquestra da Academia de Música de Viana (ARTEAM), sob a direção do maestro Javier Viceiro.
A sessão terminou com a filha do homenageado, Maria Alberta Gomes, a agradecer às instituições e individualidades, que contribuíram para a concretização do ciclo comemorativo da memória do pai.
Euclides Rios sintetizou, no seguinte poema, a vida e obra de Alberto Gomes.
Maestro das sinfonias da vida, /Solista de conjuntos orquestrais,/Transformastes em cantatas magistrais/Muitas claves de sol da tua vida!
Da Póvoa, tua mãe estremecida,/Herdaste os talentos musicais/Dos pregões das varinas, matinais,/Da voz do mar salgada, enfurecida!
Pedagogo de levantada imagem,/Compuseste excelsas harmonias/Resistentes do temo à voragem!
Fulgente sol de um lar de pais-coragem/Aqui estamos, como bem merecias,/Em preito de saudade e homenagem!