Realizou-se no passado dia 07 de junho a apresentação pública do cartaz e programa das Festas da Meadela 2019, em honra da padroeira Santa Cristina, que terão lugar nos dias 02, 03 e 04 de agosto.
O evento decorreu na Quinta da Presa, e contou com a presença de muitos convidados e da comunicação social, a quem particularmente este evento se destina.
Constituíram a mesa do evento o vereador do Ambiente Dr. Ricardo Carvalhido, em representação da Câmara Municipal; o presidente da União de Freguesias, Sr. José Ramos; o presidente da Assembleia de Freguesias, Sr. Rui Viana; o pároco da Meadela e presidente da Assembleia Geral das Festas, Monsenhor Manuel José Vilar; o presidente da Comissão de Festas, José Borlido e o vice-presidente, António Fernandes.
De entre os vários convidados presentes, saliente-se a presença de toda a Assembleia e Direção da Comissão de Festas, presidentes de várias instituições da freguesias, associações de moradores, Escuteiros e Guias, presidente dos Dadores de Sangue da Meadela, presidentes das Comissões de Festas das freguesias vizinhas de Santa Marta de Portuzelo e Perre, das Juntas de Freguesia, diretor do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, diretora da Ronda Típica da Meadela, maestro e presidente da Direção da Banda de Música de Ílhavo, entre muitos convidados.
A sessão iniciou-se com uma breve intervenção do vice-presidente da Comissão de Festas, António Fernandes, que começou por saudar a mesa e todos os presentes, fazendo em seguida uma breve resenha da origem das festas no atual figurino, lembrando que já em 1136 a Paróquia ou freguesia da Meadela andavam à volta das relíquias da Mártir Santa Cristina, sobre as quais seria erigida a primitiva igreja que permaneceria no local até 1692, data em que começou a ser transferida para o local atual.
António Fernandes concluiu referindo ter deixado o lugar de presidente por sua iniciativa ao fim de 23 anos e assim ter sido eleito novo presidente, prometendo continuar com o mesmo entusiasmo a colaborar na direção da Comissão e Festas, agora noutro lugar.
Seguiu-se, no uso da palavra, o presidente das Festas, José Borlido, que começou por agradecer a presença de todos naquele evento, dirigindo-se a todas as associações atrás referidas e outras instituições e naturalmente à Câmara Municipal, ali representada por um filho da terra o meadelense vereador Dr. Ricardo Carvalhido e à União de Freguesias, com a presença do seu presidente José Ramos, referindo que sem a colaboração destas duas entidades, não seria possível a realização das festas.
Depois, teve palavras de reconhecimento para com todos os membros da Direção e Assembleia-Geral da Comissão de Festas, sem os quais não seria possível levar a bom porto o projeto delineado, em estreito diálogo com todos que fazem parte da Comissão, pois só em união de esforços é possível realizar aquilo que a Direção projeta.
Teve igualmente palavras de especial agradecimento para com a comunicação social, presente, a quem agradeceu a presença, referindo que aquele evento lhes era especialmente dedicado e de quem disse se espera a melhor divulgação destas festas.
Referiu-se depois ao processo atribulado do arranque deste projeto há 62 anos, da iniciativa de um punhado de meadelenses «influentes na freguesia», mas em dissonância com o pároco de então, para valorizar, que a situação viria a ser radicalmente alterada, com a chegada do novo pároco à Paróquia da Meadela, Monsenhor Manuel Vilar, em 12 de outubro de 1969, cujos 50 anos se irão comemorar festivamente no próximo dia 12 de outubro.
Seguiu-se o descerramento simbólico do “Cartaz das festas 2019”, na presença da jovem mordoma que lhe serviu de modelo, a meadelense, Francisca Malheiro.
O autor do cartaz 2019, foi o jovem Pedro Silva, da Meadela, que não pode estar presente, sendo a sua irmã a arquiteta Diana Silva, quem fez uma descrição do cartaz, que representa o fontanário mais antigo da Freguesia com elementos da silva da saia do traje usado pela modelo plasmada no cartaz.
FESTAS DE S. JOÃO
A Associação de Moradores da Cova na Meadela, leva a efeito no “Largo da Cova” – Meadela, a realização das tradicionais Festas dos Santos Populares, que irão animar aquele lugar da Freguesias nos próximos dias 21 e 22 de junho.
A realização destas festas populares, são já uma tradição, que a Associação de Moradores da Cova pretende manter viva, proporcionando aos amantes destes festejos duas noites de muita alegria e animação com a atuação de conjuntos musicais, num recinto devidamente decorado e com a tradicional representação da cena Bíblica de S. João a batizar Cristo, na velhinha fonte existente naquele local.
Também não faltará aos apreciadores, a boa sardinha assada, o frango assado, as fêveras e o caldo verde. Tudo regado com bom vinho da região, sempre do agrado dos muitos visitantes que acorrem ao lugar da Cova nestes dias de festejos.