Com a presença do senhor presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng.º José Maria Costa, e dos senhores vereadores Vìtor Lemos e Luís Nobre, do pároco, padre Alfredo, o senhor presidente da Assembleia de Freguesia, o senhor presidente da Junta a direção da ADCA, procedeu-se no passado dia 15 à inauguração da 1.ª fase das obras do Campo de Jogos José Alpuim (Sobrinho).
Esta cerimónia teve a presença de alguns anteriores dirigentes da ADCA, tendo retirado a bandeira do Município que cobria a placa que ficará a assinalar este evento, um dos primeiros dirigentes “Zinho” como é e sempre será conhecido.
Seguiu-se uma visita às novas e modernas instalações onde foi servido um “Porto de Honra”.
Ainda não foi desta que a ADCA, viu concretizar-se o tão ansiado campo de jogos com piso sintético, o mesmo melhorou a sua apresentação, mas é em terra batida, tal como há mais de 43 anos, e nesse tempo, foi obra de voluntários e amigos.
Sabemos das promessas que têm sido feitas ao longo dos anos, mas Vila Nova de Anha e esta Associação merecia mais, muito mais, pois são 43 anos de existência em prol do desporto e da cultura.
Estão todos de parabéns, pelo trabalho apresentado, pelo trabalho já realizado e concretizado e, pelo futuro que seguramente nas circunstâncias atuais vão ser seguramente melhores.
FEIRÃO E ALMOÇO
Realizou-se no passado dia 02 e 09, a Confraria de Santiago, organizou um feirão, na Praça Dr. Alípio da Silva Lima, designado Feirão da Cereja o qual teve animação musical pela tarde com o grupo de música popular “Ecos do Castro” onde se vendeu a cereja, os doces e os tradicionais enchidos e uma boa feijoada.
No dia 09, teve lugar mais um almoço de angariação de fundos para as festas do corrente ano em honra de S. Tiago, Stº António e S. José. Este no Salão de Festas da Casa do Povo, onde a ementa foi bem servida e era de rojões à moda antiga e arroz de sarrabulho. Os comensais ainda tiveram o prazer de saborear uma mesa composta por doce da festa, pudins, arroz doce e fruta laminada.
Com o acompanhamento musical de concertina do Leonardo, e os cantares ao desafio da Teresa da Pisca e companhia. Este convívio terminou com muita alegria.
Nada destas atividades seriam possíveis, sem o contributo de um grupo de senhoras que têm colaborado com os membros da Confraria.
Parabéns a todos que contribuíram para estas realizações.
PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS
Vila Nova de Anha voltou a reviver a Procissão do Corpo de Deus, no passado dia 16 de junho, promovida pela Confraria do Santíssimo Sacramento. A procissão percorreu a Rua de S. Tiago, Rua Nova, Rua da Igreja e Largo da Matriz. Foi muito participada, onde se incluiu o Agrupamento de Escuteiros, estandartes das confrarias mais representativas e as cruzes paroquiais seguidas do Pálio onde o pároco, padre Alfredo, transportava na custódia a hóstia sagrada.
Atrás do pálio seguiam os membros da Confraria do Santíssimo Sacramento, a senhora vereadora Carlota Borges, o presidente da Junta de Freguesia e tesoureiro Filipe Silva e José Silva. Foi uma manifestação de fé grandiosa, manifestada pela população de Vila Nova de Anha, fazendo relembrar tempos passados, onde pelas ruas e caminhos esta procissão passava.Os arruamentos por onde passou, estavam engalanados e entapetados com flores, mostrando assim a fé que move os anhenses, nestes momentos de festividade de louvor a Deus. Teve o acompanhamento de muitos fiéis, bem como da Filarmónica do Centro Social Paroquial e, como finalidade a bênção aos doentes, os quais se concentraram nas instalações do Centro Social Paroquial, onde decorreu esta emotiva celebração.
Bem-haja a todos quantos trabalharam para tornar este dia, memorável.