Obras na capela de Santo Amaro

Estão em curso obras de restauro da capela de Santo Amaro, sita no largo com o mesmo nome, ao lado da igreja Paroquial.

Capela fundada em tempo imemorial, que dado o seu avançado estado de degradação, foi demolida em 1725, ao tempo do abade João de Barros, e do Arcebispo Primaz de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, que autorizou a sua demolida, iniciando-se de imediato as obras de reconstrução, que demorou três anos, sendo ser benzida pelo abade João de Barros, em novembro de 1728.

A capela sofreu ao longo dos anos sucessivas obras de restauro, sendo as obras em curso destinadas à colocação de nova cobertura e restauro do teto da capela, que incluiu a capela da Senhora da Consolação.

Desconhecida da maioria das pessoas a capela de Santo Amaro, integra nas suas traseiras «um nicho» (capela) que foi mandado construir por decisão tomada durante a reconstrução decorria o ano de 1726, onde foi colocado a imagem de nossa Senhora da Consolação dos Afligidos, que mais tarde, haveria de deixar de se falar em “Afligidos”, passando a ser venerada somente como: “Nossa Senhora da Consolação”, como ainda hoje é invocada.

Passeio Pedestre Paroquial
O Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas da Meadela realizou no passado dia 26 de maio, mais um passeio pedestre, aberto a toda a comunidade paroquial da Meadela, numa atividades de lazer ao ar livre, percorrendo um percurso pré-estabelecido. A iniciativa não tinha qualquer objetivo competitivo, mas somente o da descoberta e o contacto com a natureza e a aquisição de conhecimentos mais aprofundados da nossa região.

Este passeio proporcionou a oportunidade a todos os participantes de conhecer o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), através da observação no local das formações geológicas, flora, fauna e respetivos habitats.

Na oportunidade todos fomos alertados pelo Dr. Ricardo Jorge Ponte de Matos Carvalhido (vereador do ambiente da Câmara Municipal), para os impactos negativos que ameaçam as áreas naturais e para as alternativas para o seu desenvolvimento sustentável.

Este evento contou com o apoio da União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela e das padarias Parque da Cidade, Ameadella, Firmino e Doce Giesta.

Para além do conhecimento adquirido pelos participantes este passeio pedestre, proporcionou, agradáveis momentos de convívio fraterno e de partilha, ao ar livre; particularmente durante a pausa para o almoço confecionado como habitualmente pelo Grupo dos Escuteiros da Meadela.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.